À medida que nos aproximamos da Páscoa, os textos escolhidos para a Celebração levam-nos a reviver os acontecimentos centrais da Revelação de Deus e a um encontro de maior proximidade com a pessoa de JESUS CRISTO. Podemos resumir as passagens de Jeremias, da Carta aos Hebreus e do Evangelho em dois quadros.

No primeiro fala-se da Aliança celebrada no SINAI entre Deus e o Seu povo que estava destinada a ceder o ligar à ALIANÇA definitiva, selada com o sangue de Cristo e celebrada no Calvário e na Ressurreição de Jesus; no segundo quadro encontramo-nos com o próprio Senhor Jesus que se prepara para oferecer a vida, dando assim o grande testemunho de fidelidade até à morte e morte na Cruz.

A ALIANÇA afirma o compromisso de Deus de estar sempre com o Seu Povo e de nunca nos abandonar; e nós, o Seu POVO, de O reconhecermos como o nosso Deus e de O amarmos com todo o nosso coração.

A Carta aos Hebreus e o Evangelho, mostram-nos como Cristo aprendeu «a obediência no sofrimento», palavras estas, OBEDIÊNCIA E SOFRIMENTO, que transmitem um sentido muito profundo da forma como Ele acolheu o Seu sacrifício. São igualmente muito significativas as palavras do Evangelho: «Quando eu for elevado da terra atrairei todos a Mim.» Deixemo-nos levar por esta atração, entremos neste MISTÉRIO e encontraremos a Paz.

Padre Manuel João Magalhães Fernandes