O livro dos Atos dos Apóstolos é uma referência ao longo dos 50 dias do Tempo Pascal. Apresenta-nos a forma como os Apóstolos. Em particular, Pedro e Paulo, desenvolvem a sua missão de testemunhas da Ressurreição de Jesus Cristo, o nascimento das primeiras comunidades de cristãos e o seu crescimento, as dificuldades que enfrentam e a ação do ESPÍRITO SANTO a Quem é dada uma grande importância, pois é Dele que vem a luz que orienta e a fidelidade que leva até ao fim o plano manifestado na morte e Ressurreição de Jesus. Este projeto está patente nas palavras que Pedro dirige ao povo e que compõem a primeira leitura deste domingo. Esta mensagem leva-nos a descobrir que a FÉ é despertada no nosso coração pelo Espírito Santo, ganha raízes em nós e nos leva a viver a relação com Deus numa comunidade que é a Igreja e a participar ativamente nas iniciativas que levam a edificar um mundo melhor. Posso dizer que está nesta situação a determinação da nossa Paróquia de acolher uma família de refugiados da Eritreia, que esperamos receber dentro de alguns dias.

O Evangelho de Lucas leva-nos ao encontro dos discípulos de Emaús. Vemos como eles caminham da «escuridão e do desânimo para a Luz da Fé. São de reter estas palavras: «Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras.» E que dizem as Escrituras? Que «o Messias havia de sofrer e de ressuscitar ao terceiro dia e que havia de ser pregado em Seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados.» (Lc. 24) Que coisas admiráveis nos oferece este Tempo Pascal! Assim nós as saibamos acolher de coração aberto.

Padre Magalhães Fernandes