Equipas de Nossa Senhora

“As Equipas de Nossa Senhora têm por objectivo essencial ajudar os casais a caminhar para a santidade. Nem mais, nem menos”

(Pe. Henri Caffarel)

INTRODUÇÃO

As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um movimento de espiritualidade conjugal cujo objectivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. São uma escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio.

Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob sua protecção. Não há melhor guia para ajudar a chegar até Deus do que aquela «que ocupa o primeiro lugar entre os humildes e os pobres do Senhor que esperam e recebem a Sua salvação com confiança» (Lumen Gentium {L.G.} 55).

As Equipas de Nossa Senhora oferecem meios concretos para ajudar os casais a alimentar o amor conjugal e a prosseguir no seu caminho de conversão. Os casais, conscientes das suas próprias fraquezas e das dificuldades que encontram, decidem formar equipa e constituir uma comunidade de fé para percorrerem juntos um caminho de conversão, apoiando-se uns nos outros.

As equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.

O movimento das Equipas de Nossa Senhora está espalhado pelo mundo inteiro. Em Portugal o movimento existe há mais de 50 anos e encontra-se espalhado pelo continente, pelas ilhas (Madeira e Açores), África do Sul e África lusófona (Angola, Moçambique, Cabo Verde e S.Tomé e Príncipe). Em Janeiro de 2009 existiam 1.119 equipas totalizando 13.499 membros, 6.276 casais, 237 viúvos e 710 Conselheiros Espirituais.

……………………..

EQUIPAS DE NOSSA SENHORA EM TIRES

Este movimento de Espiritualidade Conjugal deu entrada na nossa paróquia em Setembro de 1985 com encontros de esclarecimento a grupos de casais que frequentavam a comunidade da “quase-paróquia” de Tires, assistida pelo nosso querido e saudoso Pe. Agostinho, que também já dera início a este movimento na Paróquia de S. Domingos de Rana onde era pároco. Em 1986 arrancou com a primeira equipa de casais designada por Tires-1. Seguiu-se a Tires-2 em 1987, a Tires-3 em 1990, existiu a Tires-4 que se veio a dissolver ao fim de alguns anos… Uma quinta equipa a Tires-5, viria a formar-se em 2002 só com casais jovens.

As ENS são uma equipa de 5 a 6 casais que se reúnem uma vez por mês de forma rotativa em casa de cada casal, com a assistência de um sacerdote designado por Conselheiro Espiritual. A reunião inicia-se com a refeição, almoço ou jantar partilhado, seguindo-se oração e estudo de um tema adoptado dos vários que o secretariado das ENS têm ao dispor das equipas. Faz-se partilha espiritual, individual e em casal. Pomos em comum a nossa vida, partilhamos com os outros casais a nossa vida pessoal, conjugal, familiar, profissional, os compromissos… numa prespectiva de entreajuda e caridade. Encerrando-se as reuniões com a oração do Magnificat.

As ENS iniciam os seus trabalhos com um Encontro de Arranque no início do ano pastoral. Tendo um novo encontro no Advento e um Retiro anual no tempo quaresmal.

As ENS estão agrupadas por Sectores e Regiões. As nossas estão integradas na Região Cascais-Oeiras e no Sector Cascais-D, que abrange as paróquias de S. Domingos de Rana, Tires e Abóboda. Neste momento temos 4 equipas em Tires e 2 em S.Domingos de Rana. Não tendo ainda havido hipótese de formar equipas na Abóboda, que é uma paróquia recente.

O Retiro deste ano será no dia 25 de Março na casa das Irmãs Doroteias no Linhó, tendo como orador o P. Rios (Jesuita). Terá início ás 9h e termina com Eucaristia pelas 17h.

O Casal Responsável de Sector neste triénio (2011 a 2013) é o casal Oliveira da Equipa Tires-1.

Contactos: 214443324 – 917326586 – 918964163

Mais informações em www.ens.pt