As Equipas de Nossa Senhora têm como fundamento a vivência da espiritualidade conjugal cristã que define os casais como mais do que uma união contratual, de conveniência, económica, física, habitual, são uma união espiritual, a três, com Deus. Os cônjuges partilham de uma mesma espiritualidade fundada no amor a Deus e um ao outro, na vivência da oração conjunta e da fidelidade conjugal absoluta.

Depois dos pontos concretos de esforço e da reunião da Equipa que são talvez a nossa marca registada, o retiro anual é o momento de nos encontrarmos os dois, em equipa, sem filhos ou netos. Este ano retirámo-nos no dia 25 de Março no acolhedor convento das Irmãs Doroteias do Linhó, no sopé verdejante da serra de Sintra.

Tivemos uma grande graça de Deus com o Sacerdote que nos orientou o retiro, o Padre (indicar o nome por favor) da Companhia de Jesus, além de possuir uma simpatia contagiante e uma forma divertida de expor assuntos muito sérios, é uma pessoa extremamente culta, conhecedor profundo de Teologia, habituado a formar adultos na fé e muito pratico no relacionar dos temas espirituais e teológicos com a nossa vida quotidiana.

Os temas tratados foram: O anúncio do nascimento de Jesus, Os primeiros discípulos e No caminho de Emaús.

Cada tema foi inicialmente orientado pelo Sacerdote e de seguida estudado primeiro individualmente e depois em casal.

O anúncio do nascimento de Jesus foi-nos apresentado com o acontecimento fundador da humanidade de Cristo no seio de uma família como a nossa, procurando situar o quando e onde começou a vida da Família de Nazaré.

No segundo tema, os primeiros discípulos, falou-se nos diferentes nomes de Jesus conforma origem dos discípulos, de acordo com o Evangelho de São João.

Por fim, no tema caminho de Emaús reflectimos sobre a necessidade de estarmos atentos aos sinais de Deus nas nossas vidas.

Houve ainda tempo para saborear um excelente pão de ló confeccionado pela Idalete, para apreciar os jardins que envolvem o convento, para degustar  o agradável almoço preparado pelas Irmãs Doroteias e finalmente para e participar no momento alto que é a Eucaristia em que nos unimos a Nosso Senhor Jesus Cristo na Sagrada Comunhão.

Isabel Granadeiro e Pedro Ferreira (São Domingos de Rana)