Como tinha sido anunciado, teve lugar no salão paroquial da nossa Paróquia, no dia 31 de Março, o Encontro das Famílias com a presença do Cónego Carlos Paes.  Não puderam estar presentes, os elementos do casal que em princípio o deveriam acompanhar para estar connosco.

O cónego Carlos, desenvolveu e muito bem, o papel fundamental que a Família sempre teve e terá na Igreja de Jesus Cristo.

A Família é a base da sociedade, e como todos sabemos, o próprio Deus é Família Trinitária, e deu-Se a conhecer numa família humana, a Família de Nazaré.

Pena foi que não tivessem aderido mais casais.

No  final e ao jeito de convite, ficou a apresentação do movimento lançado pelo próprio Cónego Carlos denominado “FAMÍLIA DE BETÂNIA”  que é uma preciosa ajuda e um grande desafio para as nossas famílias de hoje.

Foi uma experiência rica pela capacidade deste sacerdote, em desenvolver este tema, e creio que qualquer outro, bem- haja. Expressamos aqui o nosso agradecimento pela sua disponibilidade em estar connosco e pelos seus contributos na Pastoral Familiar.

Casal Idalete e Carlos Oliveira

…………………

(apresentação da “Família de Betânia” pelo Cónego Carlos Paes)

FAMÍLIA DE BETÂNIA

INTRODUÇÃO

“A Família, fundada no sacramento do Matrimónio é a actuação particular da Igreja, comunidade salva e salvadora, evangelizada e evangelizadora e é chamada para acolher, irradiar e manifestar no mundo o amor e a presença de Cristo… que se realiza na dedicação recíproca dos cônjuges e na procriação generosa e responsável, no cuidado e na educação dos filhos, no trabalho e nas relações sociais, na atenção aos mais necessitados, na participação das actividades eclesiais e no compromisso civil.” (Bento XVI, ao Conselho Pontifício da Família, 1 de Dezembro)

A Igreja precisa, na sua variedade de formas, de não perder o rosto de Igreja “doméstica, popular”.

Mesmo em contextos de minoria ou de discriminação, a Igreja não pode perder a sua capacidade de estar perto da vida das pessoas, para a partir daí anunciar a mensagem vivificante do Evangelh0.

Como afirmava o Papa João Paulo II, “nova evangelização” significa refazer o tecido das próprias comunidades cristãs; ou seja, ajudar a Igreja a continuar a estar presente “nas casas dos seus filhos e das suas filhas”, para animar as suas vidas e encaminhá-las para o Reino que está para vir. (lineamenta nº 9).

A família recebeu de Deus a missão de ser célula primeira e vital.

Cumprirá esta missão se, pela mútua piedade dos membros e pela oração dirigida a Deus em comum, se mostrar como santuário familiar da Igreja; se toda a família participar no culto litúrgico da Igreja; e, finalmente, se a família praticar activamente a hospitalidade e promover a justiça e as outras boas obras para serviço de todos os irmãos que sofrem necessidade.

OBJECTIVO DO MOVIMENTO

O objectivo dum tal movimento deveria ser o da promoção da Igreja doméstica, entendida como uma comunhão interpessoal que funciona à imagem da Comunhão Trinitária e mediatiza a experiência bem-aventurada de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Estou convencido de que o lugar por excelência para a revelação e a experiência de Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo é a comunhão interpessoal que aqui pode ter um lugar privilegiado.

Como efeito o Deus de que Jesus Cristo nos deu testemunho pode definir-se como uma Comunidade de Amor e de Vida. É por isso que entendo que Betânia pode ser um lugar privilegiado para a a sua vivência. Mas com isto não quero reduzir Betânia a um movimento espiritual; apenas desejo fundamentar no mistério de Deus a sua experiência fundamental e partir daí para todas as aventuras de serviço e hospitalidade que a hão-de caracterizar.

MEIOS PARA ALCANÇAR O OBJECTIVO

[list type=”check”]

  • a Palavra de Deus
  • o diálogo familiar
  • a hospitalidade
  • a solidariedade
  • a Liturgia doméstica

[/list]

 

Nas casas das famílias de Betânia, deverá haver um cantinho reservado para a liturgia doméstica onde devem estar os seguintes objectos:

[list type=”check”]

  • A Bíblia
  • O Crucifixo
  • Um ícone da Sagrada Família
  • O Terço e a dezena
  • O Missal
  • O devocionário pessoal e familiar
  • A água benta
  • Uma vela de copo por cada membro
  • O caderno das intenções
  • O mealheiro dos pobres

[/list]