O Papa Francisco recebeu hoje os participantes da XXI assembleia plenária do Conselho Pontifício da Família e assinalou a importância da família na sociedade como lugar de crescimento e do testemunho de vida dos casais cristãos.

“A família é o lugar onde se aprende a amar, o centro natural da vida humana onde cada um de nós constrói a sua personalidade. Na família aprende-se a arte do diálogo e da comunicação interpessoal “, disse o Papa Francisco.

O Papa explicou aos participantes da XXI assembleia plenária do Conselho Pontifício da Família, que termina hoje, que a família “funda-se no matrimónio através de um ato de amor livre e fiel” e acrescentou que os “esposos cristãos testemunham que o casamento, enquanto sacramento, é a base sobre a qual se funda a família e torna mais sólida a sua união e a sua entrega”.

“Hoje, quando prevalece a proteção dos direitos individuais a família comunidade deve ser ainda mais reconhecida ” defendeu durante a audiência, no Vaticano.

Francisco destacou os dois polos da vida, a infância e a velhice, como os mais vulneráveis e “muitas vezes” os mais negligenciados.

“Sempre que uma criança é abandonada e um idoso é deixado de lado não se comete só uma injustiça como se pune o fracasso dessa sociedade. Dedicar atenção aos pequeninos e idosos demonstra civilização”, afirmou o Papa.

O Papa explicou que a família tem um papel central na evangelização porque os cristãos comunicam através do seu testemunho de vida “o que já fazem nas sociedades secularizadas”.

“Proponhamos a todos, com respeito e coragem, a beleza do matrimónio e da família iluminada pelo Evangelho”, desafiou na audiência de hoje de manhã e exortou aos participantes da assembleia plenária que é preciso aproximarem-se, “com atenção e afeto”, das famílias que atravessam dificuldades”.

No próximo fim-de-semana Conselho Pontifício para a Família promove a Peregrinação uma peregrinação internacional ao Vaticano, no contexto do Ano da Fé, onde são esperadas cerca de 150 mil famílias

No sábado, o Papa Francisco vai encontrar-se com famílias de 70 países, dos cinco continentes, na Praça de São Pedro, e no domingo celebrará a Eucaristia.

Agência Ecclesia – http://agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=97482

You have Successfully Subscribed!