O Papa Francisco disse hoje em Filadélfia que “vale a pena lutar pela família”, num discurso improvisado que encerrou a festa do Encontro Mundial que decorre na cidade norte-americana.

“Cuidemos da família, defendamos a família, porque aí se joga o nosso futuro”, advertiu, durante uma intervenção em que se mostrou emocionado.

Francisco foi recebido em euforia por milhares de pessoas no Benjamin Franklyn Parkway, para a festa do 8.º Encontro Mundial das Famílias (EMF) que incluiu momentos de reflexão, testemunhos e música, num espetáculo apresentado pelo ator e produtor Mark Wahlberg.

“Uma sociedade cresce forte, boa, bonita, cresce verdadeira se for edificada sobre a base da família”, declarou o Papa, que falou em espanhol e contou com a ajuda de um tradutor para se dirigir à multidão.

Francisco disse aos presentes que “a família tem um bilhete de identidade divino”, respondendo a um desígnio de Deus sobre a humanidade.

Pelo palco passaram aa banda norte-americana ‘The Fray’ – acompanhados por um coro em língua gestual -, Aretha Franklin, o cantor colombiano Juaes ou o comediante Jim Gaffigan ou o tenor Andrea Bocelli, entre outros.

O Papa ouviu uma filha de Santa Gianna Beretta Molla (1922-1962), que preferiu morrer a abortar sua quarta filha.

“A família foi o mais bonito que Deus fez: criou o homem e a mulher, entregou-lhes tudo, entregou-lhes o mundo”, disse, na sua reflexão, após mais de duas horas em palco, a ver e ouvir os vários intervenientes.

Agência Ecclesia – ler artigo completo aqui.