O cardeal Seán Patrick O´Malley, arcebispo de Boston (EUA), apresentou hoje em Lisboa uma conferência sobre o pontificado do Papa Francisco, na qual elogia a novidade que estes três anos têm representado.

“Há muitos sinais de como o Papa Francisco se sente bem na sua pele e não se sente constrangido por práticas anteriores”, declarou.

Numa intervenção intitulada ‘A missão do Papa Francisco e os desafios da Igreja no presente’, o cardeal norte-americano sustentou que o atual pontificado tem procurado apresentar uma “verdade provocadora que nos desinstala” e alterar “pressupostos sobre poder, autoridade e liderança”.

A conferência na Universidade Católica Portuguesa (UCP) foi acompanhada por centenas de pessoas, entre elas o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como vários responsáveis católicos.

Rebelo de Sousa condecorou o arcebispo de Boston com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique, o seu grau máximo, por “serviços que Portugal reconhece” e “agradece” às comunidades portuguesas, nomeadamente em Washington e depois em Fall River, bem como “o apoio à Universidade Católica”.

“A intenção do presidente da República é entregar a condecoração aqui, ao contrário do que é costume, precisamente para associar o mérito do agraciado a uma universidade que tem desempenhado um papel essencial no quadro da sociedade e da cultura portuguesas”, precisou o chefe de Estado.

Agência Ecclesia – ler artigo completo aqui.