O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, saudou hoje a vitória da seleção nacional de futebol no Euro 2016, celebrada por milhares de pessoas nas ruas de Portugal, e manifestou “grande admiração” pelo selecionador Fernando Santos.

“Tudo isto nos faz bem, faz bem à nossa alma portuguesa”, referiu o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em declarações ao Patriarcado de Lisboa, enviadas à Agência ECCLESIA.

O cardeal-patriarca de Lisboa sublinhou que o resultado da seleção nacional se deveu “muito” ao trabalho do seu treinador, “com a sua serenidade, com a sua consistência pessoal e também psicológica”.

“Ele já estava certo do resultado e essa certeza vem muito de dentro e passou para a equipa”, sustentou.

Fernando Santos, treinador da seleção portuguesa de futebol que este domingo se sagrou campeã da Europa, evocou a sua fé católica no discurso de agradecimento que leu em Paris.

“Em primeiro lugar e acima de tudo, quero agradecer a Deus Pai por este momento e tudo aquilo da minha vida”, disse, numa declaração que, segundo confessou, tinha escrito semanas atrás.

A carta que Fernando Santos escreveu no seu quarto, agradecendo a Deus, foi lida antes das perguntas dos jornalistas, na conferência de imprensa após a final, num tom muito emocionado.

Para D. Manuel Clemente, tudo foi dito “naturalmente”, sem ser “forçado”.

Agência Ecclesia – ler artigo completo aqui.