Da Liturgia, que é a celebração  comunitária do Mistério Pascal da Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão de Jesus Cristo, nasce, alimenta-se e desenvolve-se a FÉ que nos leva a viver de acordo com as convicções que da mesma nos orientam. Por isso, acreditar e viver é uma única realidade que nos dá força para caminhar seguindo os passos de jesus.

O domingo que estamos a celebrar aponta, de uma forma direta, para o nascimento do Filho de Maria e põe diante dos olhos do nosso coração a ALEGRIA com que a sua vinda é apresentada. Por meio do Anjo, que leva a notícia aos pastores, o anúncio é feito com estas palavras: «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor.» (Lc. 2) Do mesmo sentimento participa São Paulo no  texto deste domingo: «Vivei sempre alegres, orai sem cessar. » (1 Tess. 5, 16)

A ALEGRIA é tão importante na nossa vida que sem ela o viver se torna desilusão e sofrimento. No meio das dificuldades e contratempos que nos visitam, procuramos um lenitivo, ou seja, uma consolação, uma esperança, uma alegria. Não há felicidade sem paz e sem uma certa serenidade que nos alentam e iluminam e nos entusiasmam na dureza do caminho. Com frequência perguntamos a nós mesmos: onde podemos encontrar um sinal de esperança e um apoio para as horas difíceis que nos desorientam nos deixam mergulhados na tristeza? E ainda: pode a FÉ em Jesus Cristo ser uma fonte de ALEGRIA, que nos  cumule, nos rejuvenesça e tragam a presença de alguém que estenda a sua mão e nos levante da prostração em que o desânimo nos deixa? Reconhecemos que se a FÉ não é fonte de vida, é como que inútil. FÉ que não gera uma ESPERANÇA forte e que enche os nossos vazios não responde aos anseios que Deus em nós desperta. Diz o povo que um santo triste é um triste santo. Deste modo se torna sempre mais claro que o dom da Fé é uma experiência de AMIZADE tão profunda que a presença de Cristo é, de verdade, algo tão inebriante que nos sentimos transportados por Ele. Que ENORME e INDIZÍVEL ALEGRIA! O que Deus tem preparado para aqueles que O ACOLHEM e O amam não se consegue exprimir. Que a ALEGRIA nunca se afasta da nossa casa. Se tal acontecer que ela ressuscite mais plena e mais bela.