“O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra.” Mc 4, 26

No Evangelho deste domingo, Jesus apresenta uma reflexão do Reino de Deus a partir de duas pequenas parábolas. Ambas falam sobre a semente que é lançada à terra. As parábolas, que são uma fórmula popular de expressão, podem interpretar-se a partir desta afirmação: assim como, assim também. Ou seja, assim como a semente é lançada à terra e dá origem a uma planta que se desenvolve e cresce, assim também a Palavra de Deus é colhida no coração do crente, cresce e desenvolve-se e produz muitos frutos.

São os frutos da paz e da justiça, os frutos manifestados numa vida digna e cheia de boas obras que a força de Deus é capaz de realizar no coração de quem escuta a Palavra e a põe em prática.

Por isso, neste domingo, somos convidados a olhar para nós à luz destas duas pequenas parábolas. Se o Reino de Deus nos parece uma coisa pequena, ele, na verdade, é destinado a crescer e por isso faz parte, de uma forma muito particular, a esperança. A esperança aponta sempre para aquilo que vai acontecer, de que nós vemos apenas alguns sinais. A esperança é fonte de vida, deixemo-nos conduzir por ela e certamente que veremos cada vez melhor o caminho que nos é apontado pelo testemunho de Cristo.

Padre Magalhães Fernandes