Viver a Liturgia como lugar de encontro (Constituição Sinodal de Lisboa; CSL n.º 47) é o tema escolhido pela nossa diocese (Patriarcado de Lisboa) para reflexão durante o ano Pastoral 2018/2019. A Liturgia é lugar de encontro com Deus e também da comunidade cristã enquanto Povo de Deus que celebra. Por isso, somos chamados ao longo deste ano pastoral a aprofundar o sentido litúrgico em todos os aspetos da fé cristã.
Segundo a doutrina da Igreja Católica, a liturgia é a celebração do Mistério de Cristo e em particular do Seu Mistério Pascal, sendo por isso “o cume para onde tendem todas as ações da Igreja e, simultaneamente, a fonte donde provém toda a sua força vital.” É este mistério de Cristo que a Igreja proclama e celebra na sua Liturgia, para que os fiéis dele vivam e dele dêem testemunho no mundo.
A participação viva e consciente é sempre recomendada em qualquer ação litúrgica. Mas a Liturgia não esgota toda a ação da Igreja. Deve ser precedida pela evangelização, pela fé e pela conversão, e só então pode produzir os seus frutos na vida dos fiéis que é a vida nova segundo o Espírito, o empenhamento na missão da Igreja e o serviço da sua unidade. (Catecismo da Igreja Católica, Gráfica de Coimbra, 1993, n.º 1072)
O nosso boletim durante este ano apresentará aos seus leitores e amigos alguns elementos relacionados com a liturgia em cada um dos seus números.
Assim sendo, esta semana, queremos refletir convosco sobre alguns dos elementos que se encontram em cada Igreja, e no seu uso na Liturgia.
• Alfaias: Designam todos os objetos utilizados no culto, como por exemplo, os paramentos litúrgicos.
• Altar: Mesa onde se realiza a ceia Eucarística; ela representa o próprio Jesus na Liturgia.
• Credência: Mesa ao lado do altar, utilizada para colocar os objetos do culto.
• Sacrário: local onde é guardada a Eucaristia após a celebração. Também é conhecido como TABERNÁCULO.
• Galhetas: Recipientes onde se coloca a água e o vinho para serem usados na Celebração Eucarística.
• Manustérgio: Toalha usada para purificar as mãos antes, durante e depois do ato litúrgico.
• Cálice: Taça onde se coloca o vinho que vai ser consagrado.
• Cibório: recipiente onde se guarda o Corpo de Cristo para consagração.
• Corporal: Pano quadrangular de linho com uma cruz no centro; sobre ele é colocado o cálice, a patena e o cibório para a consagração.
• Sanguinho: pano retangular que serve para a purificação dos vasos sagrados (cálice, pátena e âmbulas).
Ter melhor conhecimento da nossa doutrina e terminologia ajuda-nos a viver melhor a fé. Que sejamos felizes e disponíveis para aprender e partilhar.
Desejo-vos uma boa leitura e meditação. Até breve!
P. Andrew Prince