A Palavra de Deus deste domingo continua o sermão na planície em que Jesus aconselha os seus discípulos sobre a necessidade de se prepararem para a tarefa, o cuidado a ter e o modo de se comportarem. O discípulo é aquele que segue o mestre. Os discípulos de Jesus foram chamados para estar com Ele, a submeterem-se a uma aprendizagem para depois serem enviados em missão anunciando no mundo a mensagem que Jesus lhes confiara. Portanto, cada discípulo deve anunciar o que aprendeu do mestre. A advertência de Jesus no Evangelho de hoje vai dirigida aos seus próprios discípulos para não serem cegos a guiar os outros cegos. Como podemos guiar outros como cristãos se ainda não conhecemos bem o mestre, a sua palavra e sobretudo se não deixamos a sua luz iluminar a nossa vida? Jesus pergunta: «Poderá um cego guiar outro cego?»

Devemos primeiro libertar-nos das traves que nos impedem de ver a luz de Cristo, como por exemplo a inveja, a hipocrisia, a arrogância, a intolerância, numa palavra o egoísmo que nos leva a desprezar os outros. Se nos libertarmos destes empecilhos, estaremos preparados e fortalecidos para ajudar o próximo a descobrir o argueiro que tem na própria vista e a libertar-se dele.

Procuramos aconselhar-nos e corrigir-nos como irmãos mas sem pretender fazer reclame da nossa santidade pessoal, julgando e criticando os outros .

Empenhemo-nos em anunciar a boa nova pelo testemunho da nossa vida simples, humilde, alegre e confiante. Para sermos semelhantes ao mestre temos de meditar nos seus ensinamentos, bem arraigados no nosso coração e torná-los presentes nas atitudes do nosso dia-a dia. «É que a boca fala do que transborda do coração».

A missão do cristão exige que haja harmonia entre o que temos no coração e o que diz a nossa boca, entre o crer e o dizer.

1. De que forma a minha fé contagia os outros?
2. Como posso identificar e tirar a máscara da minha hipocrisia? Ser hipócrita é comportar-se como o ator no palco: pretender levar uma vida que não é a sua.

Um bom domingo e uma boa semana para todos!

O vosso Pároco,
P. Andrew Prince