Encerramos neste domingo o ano litúrgico do tempo comum com a celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Esta solenidade coloca-nos frente à realeza do Rei Jesus e foi criada em 1925, pelo Papa Pio XI.

Somos convidados, assim, a avaliar a nossa vida à luz de todo ano litúrgico: como foi a nossa resposta ao convite de Jesus para fazermos parte do Seu reino? O tema do reino forma o centro de toda a pregação de Jesus, tendo, como tal, contado várias parábolas a este respeito. É-nos reforçada a necessidade de acolhermos este reino na vida quotidiana como cristãos e de nos tornarmos instrumentos ao serviço do reino.

A nossa sociedade tem uma noção clara de quem é rei e do que constitui a realeza de um rei. Alguém que exerce um domínio, os senhores ricos e poderosos deste mundo, aquele que mandam, etc. Mas é de grande importância perguntar de que forma é que entendemos a realeza de Jesus. Para isso, o Evangelho deste domingo leva-nos a meditar o último momento na vida terrena de Jesus na cruz, no contexto da Paixão, e forma a podermos contemplar a Sua realeza. O diálogo na cruz entre Cristo e o ladrão, com a promessa do paraíso (Lc 23,35-43).

Compreendemos que a Sua realeza consta naquele que foi esmagado na cruz e é o cordeiro imolado cujo sangue foi derramado pela remissão dos nossos pecados. Por isso, é com muita alegria que Jesus, Cristo Rei, nos convida para o Seu banquete. Em paz e unidos celebremos a realeza divina de Jesus. Ele venceu todo o pecado e a morte, tornando-Se Senhor do Universo. Uma realeza que tem como lema o dom da entrega e do serviço.

Jesus Cristo, Rei do Universo, é o modelo perfeito para os Cristãos de hoje: chamados e enviados pelo batismo a servir a sociedade com amor e paixão. Vemos em Jesus Cristo, a Sua ternura e misericórdia para com todos os homens atribulados. O cristão é rei na medida em que aceita o convite para se tornar discípulo e amigo do bem, procurando ser a imitação de Jesus Cristo, Rei do Universo. Além disso, é no sofrimento que se concretiza a sua realeza.

Peçamos ao Senhor para que nos conceda o dom de servir e a alegria de partilhar a nossa riqueza espiritual com os outros. Que Jesus Cristo, Rei do Universo, venha reinar nos corações de cada homem.

Pista de Reflexão

Será que na minha rotina quotidiana procuro servir os meus irmãos?

Votos de boa semana.

O Pároco,
Pe. Andrew Prince