A solenidade da Ascensão do Senhor é celebrada no quadragésimo dia após a Ressurreição. Em Portugal e noutros países como a quinta-feira da VI semana de Páscoa, dia em que se cumprem os quarenta dias depois da Ressurreição, não é feriado, a celebração da Ascensão foi transferida para o VII domingo de Páscoa. Este grande mistério recorda o dia em que Jesus Ressuscitado subiu ao céu para Se sentar à direita do Pai, como professamos no credo. Certamente, ninguém gosta de festas de despedida, particularmente, se a pessoa foi um pilar fundamental na nossa vida. A hora da partida para a glória de Deus chegou, porque a Sua Missão terrena parece ter acabado. Jesus reúne os onze discípulos na Galileia onde tudo começou, ou seja, onde ouviram o primeiro convite para se tornarem Seus discípulos, para ser o lugar da despedida.

O Evangelho segundo São Mateus que hoje escutamos não descreve o acontecimento em si, mas convida-nos a entender que na Ascensão do Senhor os discípulos e a Igreja recebem a sua missão: a tarefa de serem testemunhas da Boa Nova. Mediante a «força do alto», que Jesus enviará, os discípulos serão os continuadores desta obra. Além disso, o Evangelho ilumina-nos sobre que tipo de missão que devemos realizar no mundo e quem são os nossos destinatários. A missão brota do coração de Jesus ressuscitado, mostrando o Seu poder sobre o céu e a terra.

Em primeiro lugar, é uma missão universal. O discípulo é enviado a todas as nações. Por isso, é uma missão sem fronteiras. Em segundo lugar, é enviado a ensinar a Boa Nova, a ajudar o povo a acolher a fé e a entrar no convívio da comunidade do Reino. Da pregação nasce a fé para o batismo.

Em último lugar, a missão tem uma dimensão trinitária, o Pai envia o Filho, o Filho resgata a humanidade do peso do pecado e o Espírito Santo santifica e fortalece. Jesus promete a Sua presença constante na vida do discípulo e nesta missão não estamos sozinhos, pois o Senhor está connosco. Portanto, nas frustrações e contratempos devemos olhar para Jesus.

Celebrar a solenidade de Ascensão é contemplar dois convites que O Senhor ressuscitado nos dirige: convite à esperança, de poder participar na vida divina, isto é, com a Sua Ascensão o Senhor ressuscitado quer mostrar-nos que a meta do nosso caminho é o Pai; e depois temos o convite à missão, a alegria de receber e ser fiel à missão confiada.

Que a Ascensão do Senhor inflame o nosso coração com zelo para a missão.

Pista de Reflexão

• O lema da Paróquia é “uma comunidade ao ritmo da missão”. Desde o meu batismo, o que é que já fiz para melhorar a missão paroquial dentro e fora das paredes?

Uma boa novena de Pentecostes para todos!
Pe. Andrew Prince