O Evangelho proposto para este domingo tem como centro a pergunta dirigida a Jesus pelos fariseus e herodianos: É lícito pagar tributo a César? Trata-se de uma pergunta armadilhada. O pagamento deste imposto era odiado pelos verdadeiros israelitas que achavam que era uma infidelidade à Aliança de Deus (trocar o poder soberano por um poder humano). Perante esta pergunta, o sim de Jesus implicaria uma má imagem e antipatia diante do povo. Ao dizer não, poderia ser acusado de não respeitar as autoridades romanas ou ser visto como alguém que quisesse perturbar a paz na sociedade e resistir ao poder do reinado.
No seguimento deste diálogo e interrogações com os seus interlocutores, surge a parte conclusiva e a famosa expressão de Jesus: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Certamente Jesus não nos convida a substituir o poder divino com o poder humano ou ter uma fé morna. Qual é a mensagem que Jesus deseja ensinar ao Seu povo?
Jesus leva-nos a tomar consciência da nossa identidade. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, por isso trazemos em nós a imagem de Deus. Se a moeda pertencia a César porque tinha a sua imagem impressa nela e é uma propriedade dele, faz parte do seu território, então o cristão com a imagem de Deus pertence unicamente a Ele, é da Sua família. Se a moeda tem um proprietário, que é César, o cristão tem um dono, ou seja, um Pai que é Deus. Em suma, este novo povo de Deus pertence a Deus.
Além disso, o texto evangélico enfatiza que o cristão vive no mundo, mas não é do mundo. A nossa pátria está nos céus, mas enquanto estamos no mundo, devemos cumprir os nossos deveres e as nossas obrigações. O cristão é chamado a ser um cidadão honesto, sincero e exemplar e deve entusiasmar-se em construir uma sociedade justa e de paz. Deve, contudo, avaliar qualquer proposta à luz do Evangelho e da doutrina social da Igreja.
Que Deus nos conceda a humildade para sermos fiéis à nossa missão no mundo e a encorajar os outros na construção de um mundo melhor e agradável.
Pistas de Reflexão
- Como vivo esta imagem de Deus impressa em mim e no mundo?
- Procure algum tempo durante esta semana e reze pelas nossas autoridades políticas.
Votos de uma semana abençoada para todos. Que o lema deste ano “Eis-me aqui, envia-me” seja o nosso hino para sempre.
Pe. Andrew Prince