Celebramos o III domingo do Advento, chamado de Domingo da Alegria pela aproximação do Natal. A liturgia deste dia convida-nos à alegria e ao júbilo pela chegada do Natal. Por isso, chama-se domingo Gaudete: Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo vos digo: Alegrai-vos! O Senhor está perto.

Contemplamos hoje a figura do precursor, ou seja, São João Batista. Ele é o profeta do Advento e, à semelhança de Isaías, faz ressoar o anúncio de um tempo decisivo que se aproxima. Hoje, a Liturgia faz-nos sair da reflexão da penitência e da conversão e vibra nos nossos corações a alegria do testemunho. A alegria é um dos sinais da presença do Espírito de Deus no coração do homem. João Batista ensina-nos como testemunhar Jesus, que é a luz do mundo. O Percursor vem-nos admoestar que a razão da verdadeira alegria consiste em testemunhar Jesus e o Seu Reino a todas as pessoas. Testemunhar a luz, Jesus Cristo, é também colocar a mão na massa para que o Reino de Deus aconteça. Esta nova chama da alegria, fortalece os desanimados e os cansados de viver. O Seu testemunho convida-nos a sair das trevas da nossa vida e abraçar a luz verdadeira que é Cristo. E só esta luz anuncidada por João Batista nos ajudará a encontrar os valores supremos e autênticos para a nossa felicidade.

Neste 3º domingo de advento, João Batista dirige ao coração de cada cristão a necessidade de reconhecer e identificar com a luz do mundo, o único que torna possível os nossos desejos de evitar o pecado e caminhos que nos afastam do Evangelho.

Viver o tempo de Advento é abraçar a humildade como meio de aproximação a este grande mistério de Natal e de preparar ansiosamente o nosso coração. A Igreja (esposa) prepara-se para acolher Cristo (esposo), o Emanuel. A missão de João Batista é criar este ambiente no coração da humanidade e da Igreja para este grande encontro de amor e de felicidade.

Somos chamados neste domingo a testemunhar Jesus Cristo, luz do mundo que dissipa as trevas do nosso caminho errante. Peçamos ao Senhor a graça e a força para nos tornarmos missionários do Advento que anuncia a luz verdadeira.

Pistas de Reflexão

  • De que forma anuncio esta luz (Cristo) ao mundo?
  • Medite sobre esta frase: “Eu sou a luz do mundo, quem Me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. (João 8:12)

Uma boa semana de Advento para todos!
Pe. Andrew Prince