A festa do Batismo do Senhor, com a qual se dá o encerramento do tempo do Natal, substitui o primeiro domingo do tempo comum. Por isso, hoje celebramos o segundo domingo do tempo comum. O Evangelho narra a vocação dos primeiros discípulos de Jesus e neste episódio sobressai o tema do chamamento e a nossa prontidão para sermos Seus discípulos.

O Evangelho apresenta-nos a experiência dos primeiros discípulos que foram encaminhados a Jesus através do testemunho de João Batista. O discipulado nasce no contexto de um testemunho. Isto é, a partir do testemunho de quem esteve com Jesus ou ouviu falar acerca Dele. Por exemplo, André foi procurar o seu irmão Simão e apresentou-o a Jesus; e em João (1,45), Filipe conta a Natanael a experiência do seu encontro com Jesus. O testemunho de João Batista não deixou nenhuma margem de dúvida, por isso, os dois discípulos seguiram Jesus. João Batista é a seta que aponta o caminho de salvação para os homens. João tinha os seus discípulos, mas não os tinha para si, ele preparava-os para que se tornassem verdadeiros discípulos seguidores do Mestre Jesus. O testemunho de uma vida cristã autêntica é o melhor meio de ensinar o que Jesus Cristo nos deixou.

João referiu-se a Jesus como O “Cordeiro de Deus” porque tinha percebido a identidade e a missão de Jesus. Ele descobriu Nele o Cordeiro Pascal (Ex 12) e o servo sofredor (Is 53), síntese das expectativas de libertação do passado tornada presente na pessoa de Jesus.

O diálogo entre Jesus e os dois discípulos mostra-nos a necessidade de se aprofundar a intimidade com quem chama e esta intimidade gera amadurecimento na fé e a entrega à missão. Podemos destacar os seguintes elementos: Que procurais? Onde moras? Vinde e vede.

Na busca de Jesus Cristo e no seguimento do Seu ideal, Ele mesmo diz: “Vinde e vede”. A opção é nossa, mas convencidos da fidelidade e autenticidade de quem faz o convite. “Vinde”, supõe a ida para identificar a realidade de quem faz o convite. Foi assim que fizeram os dois discípulos que gostaram da experiência e foram chamar os outros.

Que nunca nos cansemos de estar com Jesus e de vivermos o nosso discipulado. E a Igreja conta com cada de um de nós para exercer esta missão recebida de Jesus. A nossa vocação é procurar viver na fidelidade a nossa condição de batizado.

• João Baptista é quem anuncia e dá a conhecer Jesus. As vidas mudaram para quem escutou o profeta e passou a seguir O Mestre. Quem foi o “meu” João Batista? Que mudança provocou e provoca na minha vida? (Pense na pessoa que foi o seu testemunho e reze por ela);
  • Durante esta semana procure fazer uma meditação de 15 minutos sobre a pergunta “o que Deus me pede para realizar na minha Igreja Paroquial.

Desejo-vos uma excelente semana repleta da bênçãos de Deus.

Cuidem-se bem.