É certo que cada um de nós já passou por algumas tempestades na vida porque são situações e momentos inevitáveis. Há pandemias, terramotos, fome e outras misérias que diariamente afligem os Homens. No meio de tudo isto, onde podemos buscar a força e a coragem para viver? Por vezes sentimos a ausência de Jesus no nosso barco.

As leituras deste XII domingo do tempo comum, particularmente o Evangelho (Marcos 4,35-41), convidam-nos a refletir sobre estas questões de grande importância para a Humanidade. O Evangelho relata o episódio sobre a tempestade acalmada. São Marcos compara a nossa caminhada neste mundo a uma travessia do mar onde podem acontecer várias realidades como a tempestade, ondas fortes, ventos contrários, mas conscientes que Jesus caminha connosco. Ao mesmo tempo, o barco é a imagem da Igreja peregrina perante as perseguições, as ameaças à fé, etc. A Igreja é convidada por Cristo a dirigir-se à outra margem, ao encontro de um povo que tem sede e fome da Palavra. Nesta travessia Jesus é um membro ativo e integrante deste barco. Por isso, não devemos ter medo. E, no lugar do medo, buscamos a esperança na Sua Palavra.

O barco da nossa vida passa por muitas tempestades. É inevitável. Pertence à existência humana. Considere, por exemplo, as tempestades na vida familiar (problemas materiais, dificuldades no casamento e na educação dos filhos); na vida profissional (falta de trabalho, desemprego, injustiças); na vida religiosa (crise e dúvidas de fé, desilusão com os sacerdotes, afastamento da Igreja e de Deus); e na vida pessoal (limitações físicas ou mentais, doenças, tentações, inimizades, golpes do destino como a morte de um ente querido).

No meio da tempestade, é fácil questionarmos ou inquietarmo-nos como os discípulos fizeram – “Mestre, não te importas que pereçamos?”, “onde está Deus?”, “porque não manifesta o Seu poder?”, etc. Mas são estes os momentos em que Deus nos pede que tenhamos fé e confiança Nele. Muitas vezes a falta de fé afasta-nos de alcançarmos uma identidade clara sobre Jesus. Jesus é O Senhor da História e é Ele que domina as forças do mal e todos os obstáculos que incomodam a felicidade do Homem. Devemos reconhecer a Sua Presença e confiar Nele.

Peçamos ao Senhor que aumente a nossa pouca fé.

• Já passou por tempestades na vida?
  • Nas tempestades da vida lembra-se das promessas de Deus?
  • Será que nas tempestades da vida tem consciência que Jesus está consigo?

Desejo-vos uma excelente semana. Cuidem-se bem.
Pe. Andrew Prince, C.S.Sp