O tempo do advento oferece-nos uma oportunidade para preparar este caminho mudando a nossa mentalidade. O convite a preparar o caminho é um chamamento à conversão. O percursor convida a uma mudança interior, a dispor as mentes e os corações para receber adequadamente o Messias que está prestes a chegar. Por “caminho” entende-se a conduta do Ser Humano, as suas opções éticas e morais. As veredas que devem ser aplanadas são os caminhos da própria vida moral: a soberba, a altivez, a arrogância, etc. Como sinal visível de um compromisso com a mudança de vida, João Batista oferece “um batismo de conversão para o perdão dos pecados”. Através da figura e da pregação de João Batista, somos chamados a uma transformação total da nossa vida.
Para melhor preparar o caminho do Senhor, é preciso iniciar uma espiritualidade do deserto, que consiste em “aplanar os Montes e colinas” da nossa vida, isto é, tirar todo o obstáculo do caminho que conduz à santidade, despojarmo-nos de tudo o que retarda ou impede a chegada do Senhor aos nossos corações.
Devemos chegar mais próximo de Deus através da oração e de uma meditação constante da Palavra de Deus. O Messias vem para nos trazer a salvação, mas é necessário que aceitemos esta oferta para nos sentirmos verdadeiramente como homens libertados.
Maranata, vem Senhor Jesus
Deus nos conceda a paciência e a abertura para identificar, descobrir e aplanar os montes e as colinas na nossa vida.
Pistas de Reflexão
- Será que desejo acolher Deus na minha existência?
- Qual é a minha prontidão para preparar o meu caminho?
- O que é preciso mudar (altear ou aplanar) na minha vida?
Votos de uma excelente semana e uma fecunda continuação do advento.
Pe. Andrew Prince