Refletimos, neste pequeno trecho de hoje, na relação forte que existe entre o Pastor e as Suas ovelhas. Esta estreita relação é definida pelo verbo “escutar”. As ovelhas escutam a voz do Pastor para o seu benefício. Escutar para ser feliz, para ser protegido e para alcançar a alegria eterna. Somos chamados a tomar consciência de sermos nós, o Povo de Deus, as ovelhas do Seu rebanho. E somo-lo, na medida em que escutamos a Sua voz e seguimos os Seus passos. O Bom Pastor aparece numa atitude de ternura com as ovelhas. Ele conhece-as, chama-as pelo nome, caminha com elas e estas seguem-nO. Elas escutam a Sua voz, porque sabem que as conduz com segurança.
Num mundo de tanto ruído e de tantas preocupações, como podemos reconhecer e escutar a voz do verdadeiro, do belo, do pleno Pastor? Propomos alguns elementos indispensáveis para este caminho: uma vida de oração intensa; um tempo regular com a Palavra de Deus e uma participação ativa nos Sacramentos, onde recebemos a vida, que o Pastor nos oferece. Portanto, para escutar e seguir a voz do Bom Pastor, o papel da Igreja é fundamental. Isto afirma o Lumen Gentium (Constituição Dogmática sobre a Igreja), n.º 6: “Assim a Igreja é o redil, cuja única porta e necessário pastor é Cristo (Jo. 10, 1-10). E também o rebanho do qual o próprio Deus predisse que seria o pastor (cfr. Is. 40,11; Ez. 34,11 ss.), e cujas ovelhas, ainda que governadas por pastores humanos, são, contudo, guiadas e alimentadas sem cessar pelo próprio Cristo, bom pastor e príncipe dos pastores (cfr. Jo. 10,11; 1 Ped. 5,4), o qual deu a vida pelas suas ovelhas (cfr. Jo. 10, 11-15)”.
Além disto, existe também uma comunhão profunda e íntima entre o Filho (Pastor) e o Pai. Quem escuta a voz do Bom Pastor participará nesta comunhão. Que possamos aprender e imitar a tripla atitude do verdadeiro cristão: a escuta, o conhecimento e o seguimento.
Somos convidados a prestar atenção à voz do Bom Pastor no nosso quotidiano para acolher as Suas propostas de paz, felicidade e amor.
Pista de Reflexão
- Qual é a voz que conduz a minha vida?
Desejo-vos um excelente domingo do Bom Pastor e que o Senhor da messe continue a chamar muitos para colaborarem na Sua vinha.
Pe. Andrew Prince Fofie-Nimoh