Podemos dividir o texto em três partes: a verdadeira identidade de Jesus (vv. 18 a 21); o primeiro anúncio da Paixão (v. 22); as condições para o discipulado (vv. 23 a 24). O Evangelho começa por nos apresentar Jesus a rezar sozinho, o que é uma nota fundamental no Evangelho de São Lucas. Jesus encontra-Se quase sempre em contexto de oração e de adoração antes da tomada de qualquer decisão. Num ambiente de diálogo, Jesus provoca os Apóstolos a dizer o que pensam Dele, da Sua identidade e missão: “Quem Sou Eu no dizer do povo? E vós, quem dizeis que Eu Sou?” (Lc 9, 19-20). E eles respondem-Lhe: «Uns dizem que És João Batista; outros, Elias; outros ainda pensam que ressuscitou um dos antigos profetas» (Lc 9, 19). Portanto, as pessoas estimavam Jesus e consideravam-No um grande profeta, mas ainda não estavam conscientes da Sua verdadeira identidade, ou seja, que Ele era o Messias, o Filho de Deus enviado pelo Pai para a salvação de todos. Então, Jesus dirige-Se diretamente aos Apóstolos e pergunta: «E vós, quem dizeis que Eu Sou?». Imediatamente, em nome de todos, Pedro responde: «O Cristo de Deus» (Lc 9, 20), ou seja: «Tu és o Messias, o Consagrado de Deus, por Ele enviado para salvar o Seu povo segundo a Aliança e a promessa».
Depois desta grande profissão de fé, Jesus revela aos Seus discípulos o Seu caminho e o do discípulo, isto é, o caminho da cruz. Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me. Dizer que Jesus é o Messias significa estar disponível para sujar as mãos pelo Reino de Deus. Conhecer Jesus é segui-Lo. É inútil saber coisas sobre Ele se isso não nos leva a segui-Lo mais de perto em Seu próprio caminho. O verdadeiro conhecimento leva ao seguimento. E somente seguindo-O de perto podemos conhecê-Lo verdadeiramente. Seguir, imitar, viver a vida da graça, enfim, permanecer em Deus é o objetivo da nossa vida cristã.
Temos que retomar a consciência deste novo caminho: o caminho novo que é Jesus, o caminho da cruz, que é o único caminho com saída para a vida plena. É um caminho de luz, de serviço, um caminho de esperança.
Pistas de Reflexão
- Será que reconheço verdadeiramente quem é Jesus?
- Como devo seguir Jesus?
Uma semana abençoada para todos.
Pe. Andrew Prince Fofie-Nimoh