O Evangelho segundo São João que meditamos neste Domingo ajuda-nos a aprofundar esta relação íntima de amor, de família e de comunhão. Este texto situa-se no contexto do diálogo de Jesus com Nicodemos sobre o caminho para a vida eterna. Jesus veio para cumprir uma missão do Pai, ser fiel e obediente até ao fim em favor do Mundo. Ele afirma: “Deus amou de tal modo o Mundo que deu o Seu Filho único” (v. 16). Estas palavras indicam que a ação das três Pessoas divinas – Pai, Filho e Espírito Santo – é um único desígnio de amor que salva a Humanidade e o Mundo, é um desígnio de salvação para nós.
De facto, o Mistério da Santíssima Trindade leva-nos a aprofundar o nosso conhecimento sobre Deus. Poderíamos colocar as seguintes perguntas/reflexões: porque é que Deus enviou o Seu Filho? Porque é que o Filho morreu por nós? E finalmente porque é que recebemos o Espírito Santo? A resposta a estas perguntas torna-se simples: porque Deus amou e ama a Humanidade e o Seu amor por nós é sem medida.
Deus Pai lança-nos uma proposta de felicidade e de amor através do Filho e tem como finalidade dar a vida eterna a todos os que a acolhem. Aceitar ou não exige uma decisão pessoal, de adesão ao Evangelho da libertação e da vida nova. Este é o mistério do amor de Deus para com os Homens e do Seu poder de nos levar à comunhão com Ele.
Que a Santíssima Trindade ajude o Mundo a reconhecer a importância da unidade e do amor. Peçamos ao Senhor a graça de podermos estabelecer uma intimidade com Deus Uno e Trino. Sem o amor e a graça de Deus o Mundo encaminha-se para um fracasso.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!
Pista de Reflexão
- Como vivo a minha comunhão com a Santíssima Trindade?
Votos de um excelente domingo da Santíssima Trindade para todos.
Pe. Andrew Prince Fofie-Nimoh