Neste X domingo do Tempo Comum, a Palavra de Deus chama-nos a meditar sobre três palavras ou elementos principais da vocação cristã: a Justiça, a Misericórdia e a Missão. De facto, todas elas estão intrinsecamente ligadas em referência ao que Deus pede aos crentes para a edificação do Povo de Deus. A Justiça e a Misericórdia são atributos de Deus. A Missão é o chamamento que Deus nos dirige para O seguir. Para Deus, Justiça é misericórdia, é perdão. E a misericórdia é Justiça. Por isso, Deus prefere a misericórdia ao sacrifício.

O Evangelho deste domingo narra este belo encontro de Jesus com Mateus, o Publicano, chamado por Jesus, deixando o seu posto de cobrança de impostos para O seguir. Ao contar-nos a história da sua vocação, São Mateus mostra-se muito impressionado com a Misericórdia de Jesus, pois este foi buscá-lo ao lugar da sua vida concreta, à sua experiência de pecado, de desprezado da sociedade. A Justiça e a Misericórdia de Deus atingiram Mateus para poder abandonar a vida velha e abraçar a novidade de se tornar discípulo. O chamamento de Deus não segue os critérios humanos de justiça pois quem é chamado é purificado para a missão, por isso, afirma Jesus «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes».

A história da conversão de Mateus ou a sua vocação desafia-nos a refletir sobre cada um de nós. Somos chamados a imitar o gesto bonito de Mateus, a aceitar de Jesus o convite para uma vida nova, deixando para trás os nossos erros, os nossos pecados e as nossas fraquezas.

Temos de ter pressa quando ouvimos a voz do Senhor, não podemos adiar o seguimento. Ele sempre conta connosco para a salvação da Humanidade. Como Maria, corremos apressadamente para dar a nossa resposta do sim ao convite e tornamo-nos discípulos de Deus.

Peçamos ao Senhor que nos conceda a coragem e o entusiasmo de Maria.

PISTA DE REFLEXÃO

  • Como respondo à voz de Deus no meu quotidiano?

Desejo-vos um bom domingo e uma excelente semana.
Pe. Andrew Prince Fofie-Nimoh