A missão está no coração da vida da Igreja. Desde os tempos antigos até à geração presente, a Igreja sempre prestou muita atenção à sua realidade e natureza missionária. Cabe a cada batizado dar continuidade a esta missão de Cristo. O Evangelho deste domingo convida-nos a refletir sobre a constituição dos doze discípulos-apóstolos de Cristo e a sua missão no Mundo.

Gostaria de vos apresentar três notas para a nossa reflexão neste domingo XI do Tempo Comum:

1. A missão nasce da compaixão do Senhor Jesus: Jesus, ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão. Jesus é sensível às necessidades e às dores das pessoas e esta compaixão leva-O a intervir. Daí nasce a constituição dos doze discípulos-apóstolos. Ele deu conta da situação miserável do Seu povo: “ovelhas fatigadas e abatidas sem pastor”.

2. O poder da Oração na ação missionária, ou seja, a oração é indispensável para uma missão fecunda e ativa: Perante o problema do número ilimitado dos missionários e missionárias, a resposta de Jesus é a oração: “Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”. Isto indica que toda a ação evangelizadora da Igreja depende da vida íntima da oração. A oração torna-se o combustível para movimentar a missão. Ela muda o coração duro para podermos ouvir e vivermos uma vida cristã verdadeiramente exemplar. A nossa oração deve ser acompanhada pelas boas obras.

3. A missão tem como objetivo a felicidade da Humanidade: a missão consiste num anúncio que liberta o povo oprimido de qualquer alienação. Por isso, o Senhor Jesus enviou os discípulos com esta recomendação: “Depois chamou a Si os seus doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades”. Portanto, a missão do cristão é ser portador desta mensagem libertadora de Cristo.

Além disso, é importante notar que, para uma missão frutuosa, a Igreja, ou seja, a comunidade cristã deve santificar-se a si mesma, viver o que prega para poder anunciar aos outros. Por isso, Jesus recomendou aos discípulos: “Não sigais o caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. Ide primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. A Igreja tem que sentir dentro de si mesma as qualidades da compaixão, liberdade, respeito, igualdade, etc. Ninguém pode dar aquilo que não tem.

Peçamos ao Senhor que nos ajude a tomar consciência de que a missão é uma ação comunitária que brota do coração compassivo e misericordioso de Jesus e o seu objetivo é a libertação toda a Humanidade e não oprimi-la.

Que saibamos assumir um compromisso de evangelização nas nossas famílias pois a família é a Igreja doméstica.

PISTAS DE REFLEXÃO

  • Em que é que posso contribuir para edificar a pastoral juvenil na minha comunidade paroquial?
  • Em que pastoral sinto que Deus me chama a colaborar?

Desejo-vos uma excelente semana.
Pe. Andrew Prince Fofie-Nimoh