O Papa iniciou hoje no Vaticano as celebrações da Semana Santa, com a Missa de Domingo de Ramos, questionando os católicos sobre a sua atitude perante Jesus.
“É bom que nos façamos uma pergunta: quem sou eu, quem sou eu diante do meu Senhor, quem sou eu diante de Jesus que entra em festa em Jerusalém? Sou capaz de exprimir a minha alegria, de o louvar, ou ponho-me à distância? Quem sou eu diante de Jesus que sofre?”, perguntou, na homilia da celebração que decorreu na Praça de São Pedro, perante dezenas de milhares de pessoas.
Após a leitura da Paixão segundo o Evangelho de São Mateus, Francisco evocou os “muitos nomes” presentes no relato da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
O Papa recordou em particular a figura de Judas, o “traidor”, que vendeu Jesus por 30 moedas e “finge” amá-lo para o entregar.
“Sou eu?”, perguntou Francisco, ao longo da homilia, num apelo ao exame de consciência enquanto lembrava os discípulos que “não entendiam nada” do que se estava a passar ou aqueles que aguardavam uma oportunidade para prender Jesus.
A intervenção referiu-se ainda a Pilatos, que “lava as mãos” para não assumir a sua responsabilidade, ou a multidão que “não sabia se estava numa reunião religiosa, num julgamento ou num circo” e para quem era “mais divertido” humilhar Jesus, como também fizerem os soldados.
Agência Ecclesia – ler notícia completa aqui.