Renascer

Grupo RenascerEste grupo, foi anteriormente conhecido na Paróquia, pelo nome de ”GRUPO DE INSPIRAÇÃO AFRICANA”.

Começa por dar os primeiros passos no início de 2008 com a animação de algumas Eucaristias ao segundo sábado de cada mês, animação de ritmo africano também com cânticos litúrgicos habituais.

Na preparação dos cânticos e reuniões de oração semanais, o grupo foi adquirindo mais vivência e maturidade na fé, esforçando-se pelo envolvimento de membros oriundos de vários países dos PALOP como, Angola, Guiné, S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

Surgiu esta necessidade, devido ao fato da nossa Paróquia albergar no seu seio muitas pessoas de origem africana, pode dizer-se que tem bairros completos com elementos vindos aquando da descolonização. E porque a nossa Paróquia nasceu da vontade de Deus pelas mãos de um Missionário Espiritano, e ao longo destes 25 anos sempre foi conduzida por Padres Espiritanos, vocacionados para a Missão, bebeu deles toda esta dinâmica para o exterior, pelos seus testemunhos de vida lá em outras paragens – Africa, América Latina, Brasil e Ásia.

Para que este grupo tivesse pés para andar, contribuíram de forma fundamental o nosso Prior, o Pe. Magalhães e a Marília Barros (que voltou à dois anos para Angola, a sua terra Natal), com todo o seu empenho, dedicação e apoio.

O RENASCER atualmente, continua a animar a Eucaristia dominical vespertina do segundo sábado, com cânticos e músicas de sabor africano.

Tendo ao princípio apenas, animado  uma Eucaristia por mês, o RENASCER alargou horizontes, e já há algum tempo a esta parte dinamiza:

• Várias vigílias e orações como Orações de Taizé
  • Visitas a lares
  • Apoio em algumas atividades no Estabelecimento Prisional sito na Paróquia como a animação das Eucaristias dominicais do 5º domingo entre outras como Via-Sacra e domingo de Páscoa além do acompanhamento voluntário à Casa das Mães todos os Sábados à tarde no acompanhamento das crianças, para as mães que poderem e quiserem assistir à Eucaristia
  • Apoio à Pastoral da Criança na Bolívia, em colaboração com o Padre Flávio Furtado
  • Ainda colabora com outros grupos fora e dentro da Paróquia nas suas diversas atividades