A Paróquia de Nossa Senhora da Graça de Tires foi fundada no dia 8 de Dezembro de 1986 por proclamação do então Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro.
Na área da paróquia de São Domingos de Rana, no lugar de Tires, já existia uma capela dedicada a Nossa Senhora da Graça que remonta aos séculos XVI / XVII. A imagem de Nossa Senhora da Graça passou depois para a igreja nova assim que esta foi edificada.
Bem perto da Paróquia de Tires, encontra-se o Seminário da Torre d’Aguilha, local de formação dos missionários do Espírito Santo e espaço de convívio e de inúmeros encontros dos grupos paroquiais ao longo dos anos.
O Pe. Agostinho Pereira da Silva, grande impulsionador dos primeiros passos da paróquia, era missionário do Espírito Santo e antes de ser pároco de Tires, teve ao seu cuidado a Paróquia de São Domingos de Rana. De facto, nos anos 70, Tires era uma comunidade pertencente a esta paróquia vizinha e irmã. No entanto, o Pe. Agostinho apercebeu-se que esta comunidade estava a crescer muito rapidamente e considerou ser muito importante constituir uma nova paróquia.
As obras da nova igreja ficaram concluídas em 1982, sendo a bênção do Altar feita pelo então Bispo Auxiliar, D. António dos Reis Rodrigues em Março desse mesmo ano. No dia 8 de Dezembro de 1985 o mesmo Bispo fez a Proclamação da Quase Paróquia, já editada a 31 de Maio desse ano.
No dia 8 de Dezembro de 1986, o então Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro presidiu à proclamação da Paróquia de Nossa Senhora da Graça de Tires, para grande alegria desta comunidade (ouvir a Eucaristia de Proclamação da Paróquia).
Desde então esta Paróquia tem crescido “ao ritmo da missão” como dizia o Pe. Agostinho. Destaca-se o trabalho junto das mulheres que estão presas na cadeia de Tires, o aparecimento de inúmeros grupos paroquiais ao longo dos anos, a construção da Casa das Crianças e do Centro de Dia, e também o crescimento da comunidade de Caparide.
Festejamos agora as Bodas de Prata desta paróquia que confiada a Nossa Senhora, continua a crescer na Fé, na Esperança e na Caridade e no serviço à comunidade que lhe está confiada.
………………………………………….
Decreto de Proclamação da Paróquia