D. José Traquina, vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e responsável pelo acompanhamento da Cáritas, apelou a uma solidariedade “mais operativa e generosa”, na mensagem para a «Semana Cáritas» 2015 que hoje começa.
“A semana deste ano (1 a 8 de março) surge-nos como chamada de atenção para que a nossa solidariedade – os tempos de crise têm-na estimulado em termos de criatividade e inovação – se torne mais operativa e generosa”, escreve D. José Traquina na mensagem intitulada ‘num só coração, uma só família humana’.
O bispo auxiliar de Lisboa deseja também que o tempo da Quaresma que a Igreja vive seja “ocasião de conversão” pessoal e comunitária para que se viva, “com todas as consequências que dai advêm”, num só coração, como numa só família humana.
Neste contexto, na mensagem para a «Semana Cáritas» 2015, o prelado recorda que os membros da primeira comunidade de Jerusalém tinham «um só coração e uma só alma».
“Chegou até nós, de geração em geração, esta memória que nos desinstala. Que nos faz sair de nós mesmos”, acrescenta D. José Traquina que destaca que na primeira comunidade “ninguém passava necessidade” e “tudo era posto em comum”.
Agência Ecclesia – ler artigo completo aqui.