Dois acontecimentos de particular relevo vão ter lugar nos próximos tempos. Dizem respeito à Igreja e aos jovens.

O primeiro, que vai ter lugar no mês de Outubro deste ano é o Sínodo dos Bispos sobre o tema: OS JOVENS, A FÉ E O DISCERNIMENTO VOCACIONAL. Nas reuniões preparatórias estiveram presentes jovens de várias partes do mundo incluído o nosso país.

O segundo acontecimento terá lugar no Panamá, em Janeiro de 2019. Trata-se da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE. Como vão os nossos jovens viver estes encontros e como vai a nossa comunidade participar neles? Aqui está um assunto que a todos nos toca. De uma mensagem recente dirigida aos jovens pelo Papa Francisco, retiro algumas palavras e algumas perguntas. A propósito do medo manifestado por Nossa Senhora ao ser convidada para Mãe de Jesus o Santo Padre pergunta: «E vós, jovens, quais são os medos que tendes? Que é que vos preocupa mais profundamente? Um medo de fundo que existe em muitos de vós é o de não ser amados, bem-queridos, de não ser aceites por aquilo que sois. (….) Nunca percais o prazer de gozar do encontro, da amizade, o prazer de sonhar juntos de caminhar com os outros. Não deixeis que os fulgores da juventude se apaguem na escuridão duma sala fechada, onde a única janela para olhar o mundo seja a do computador e do smartphone.» (em V. Port. 28/02/2018, pág. 08 e 09)

Padre Magalhães Fernandes