Estimados Irmãos e toda a Comunidade,
Hoje é um dia especial, porque o nosso Agrupamento está de parabéns!
Mas é um dia como tantos outros, em que devemos dar graças pela renovação do dom da Vida, agradecer ati Senhor, por tudo aquilo que somos, por tudo aquilo que temos, por todo o amor que temos em nós e por saber que conforme foi referido hoje na liturgia, Jesus deu-nos esta capacidade de amar os outros, de estarmos mais próximos dos nossos irmãos, de sabermos optar pela paz e pelo perdão, porque sem Amor, nada seríamos, este é e será sempre o caminho a seguir.
E foi certamente com este pensamento que um conjunto de amigos teve um SONHO e resolveu há 39 anos fundar um Agrupamento de Escuteiros em Tires, mais conhecido por 597 Tires. Há 39 anos, os tempos eram outros, os jovens também eram diferentes e a vida, nem sempre fácil, era também marcada por outras oportunidades, mas o espírito, esse, é o mesmo de sempre, que se tem mantido vivo ao longo destes anos.
A chama do amor e a vontade de mudar o mundo já existia e começaram com poucos, talvez apenas com uma meia dúzia de gatos pingados, mas com a sua força e determinação, mantiveram sempre a CONFIANÇA de que era possível construir uma sociedade melhor, contribuir para que a nossa comunidade crescesse e pudesse partilhar desse espírito escutista.
Aos poucos, com a força, motivação e muita coragem, agarraram o desafio e fizeram ACREDITAR que o Projeto estava de boa saúde e iria dar bons frutos. Hoje, o efetivo do Agrupamento 597 Tires é espelho de verdadeiro espírito jovem, contando com um total de 160 elementos…
Hoje, o SONHO concretiza-se mais uma vez, é real, tão real que estamos todos hoje dia 24 de Fevereiro de 2019 a vivê-lo aqui na nossa comunidade, na nossa casa, na TUA casa Senhor, em que tantas vezes nos ouviste rezar, pedir perdão, pedir ajuda quando o nosso CORPO estava cansado e a nossa ALMA estava a desanimar. Sob a tua proteção e no aconchego do colo da nossa padroeira, Nossa Senhora da Graça, conseguimos sempre ganhar novo fôlego, novo ânimo para enfrentar as adversidades que nos foram aparecendo no caminho.
Nos Teus olhos e na TUA serenidade, acreditámos sempre que hoje seriamos muitos, que hoje estaríamos a praticar o bem, que seríamos um Agrupamento diferente.
Hoje somos testemunhos de uma REALIDADE cristã, viva e que continua a acreditar nos desígnios de Deus: fazer o bem, amarmo-nos uns aos outros e, à luz dos ensinamentos do fundador do escutismo, Baden-Powell, continuar a confiar na grande Missão que também ele nos deixou, deixar o mundo um pouco melhor, que a melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros, e que todos os dias da nossa vida somos confrontados com dois caminhos: o do egoísmo ou o do Serviço. O egoísmo é mais cómodo, o Serviço envolve disponibilidade, vontade, entrega e muito sacrifício. Se não formos capazes de nos sacrificar, não temos direito de nos chamarmos Homens.
Mas se nos sacrificarmos para servir, exprimindo da melhor maneira possível o SEU amor, podemos estar certos de que a vida será uma dádiva e um bem muito real, cheia de Felicidade.
Ao nosso chefe de Agrupamento, João Santos, e aos restantes que tiveram esta ideia há 39 anos, o nosso muito obrigado por terem escolhido o caminho certo.
Que esse caminho ainda venha a ser trilhado por muitos e longos anos.
Parabéns 597 Tires!
Bruno Arcanjo, 24 de fevereiro de 2019