Ao chegar a reta final da nossa caminhada quaresmal, somos convidados a celebrar o domingo de Ramos em que aclamamos Jesus como Rei. Com o domingo de Ramos damos início à Semana Santa. Este domingo oferece-nos dois mistérios principais: a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém para viver a sua passagem deste mundo para o Pai, e o mistério da sua Paixão, Morte e Ressurreição. Por isso, o Evangelho proclamado neste domingo é da Paixão segundo o Evangelista São Lucas.

Neste domingo somos exortados a aclamar Jesus, dizendo: “Bendito é aquele que vem em nome do Senhor” e “Hosana” (um grito de louvor e adoração). Embora este acontecimento marque um prelúdio das suas dores e humilhações, Jesus voluntariamente se oferece. A palavra “Hossana“, que em Hebraico significa “Salvai-nos”, torna-se para nós uma exclamação de triunfo, de alegria e confiança. Com os nossos ramos levantados simbolizamos o sinal de esperança, vitória e vida. De quem havemos ter medo se o nosso Rei é poderoso e vitorioso? Jesus é um Rei humilde, de paz e de amor que vem montado num jumentinho.

Com a celebração do domingo de Ramos, somos enviados como testemunhas de:

1. Compromisso na fé cristã
2. Humildade e obediência
3. Amor e entrega

Que sejamos iluminados e purificados nestes dias da Semana Santa, para celebrarmos frutuosamente a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Uma contemplada Semana Santa para todos.

Pe. Andrew Prince