Em plena Semana de Oração pelas Vocações vale muito a pena pensar na VOCAÇÃO! Sabemos, certamente, que a VOCAÇÃO é o chamamento que Deus nos faz, a missão que Deus tem pensada para nós. Mas como é que tudo isto acontece?
Deus ao pensar em ti, ao chamar-te à vida, pensa numa missão concreta para te dar! Ele quer contar com a tua vida para continuar a realizar hoje no mundo a História da Salvação. A VOCAÇÃO não é, por isso, uma profissão, mas é uma MISSÃO, que só se realiza pelo amor e pelo serviço. Ser chamado significa ser escolhido por Deus, para se ser enviado. Há três perguntas que seguramente te devem estar a ocorrer: Ser enviado em nome de quem? Ser enviado a proclamar o quê? Ser enviado a falar a quem?
Não te apoquentes, o Senhor Jesus já te respondeu a essas perguntas. Queres ver? Em primeiro lugar és enviado em nome de Jesus: “Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir.” (Lc 10, 1). Em segundo lugar és enviado a proclamar o Reino: “Depois, enviou-os a proclamar o Reino de Deus.” (Lc 9, 2). Por fim, és enviado a falar aos pobres, aos últimos, aos abandonados, aos pequeninos, aos prediletos de Jesus: “Ide, primeiramente, às ovelhas perdidas da casa de Israel.” (Mt 10, 6).
A VOCAÇÃO é o dom de Deus à tua vida, é a oportunidade de te entregares todo a Jesus, seja como sacerdote, seja como freira, seja como esposo ou esposa, seja como missionário. Entregares-te a Jesus para bem dos outros! O Senhor diz-te claramente hoje: «Dá-me de beber» (Jo 4, 7), dá-Lhe tu de beber com a tua vida! Põe-te à escuta da Palavra, alimenta-te com os sacramentos e dispõe o teu coração a dizer tal como Maria, Senhora da Graça, «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» (Lc 1, 38).
Pedro Sousa