Caros Paroquianos e Amigos!

A paz do Senhor Ressuscitado esteja convosco e louvado seja Deus que nos concedeu esta graça de podermos voltar a ter celebrações comunitárias, embora com restrições.

Atendendo às indicações da Conferência Episcopal Portuguesa, como medidas de prevenção e cautela na nossa Paróquia, achei digno e importante comunicar-vos as seguintes orientações e informações:

• Comunico, por compreensível precaução, que todas as Festas da Catequese e da Paróquia estão canceladas e as Comunhões (Primeira Comunhão e Profissão de Fé) e Crisma ficam adiados para o próximo ano pastoral 2020/2021.
  • Continuamos a celebrar todos os sacramentos (batismos, casamentos, confissões, etc.) com as devidas regras e precauções recomendadas.
  • As atividades catequéticas continuarão através dos meios digitais e continuaremos a manter uma relação próxima com os pais.
  • Os fiéis devem higienizar as mãos à entrada da Igreja com um produto desinfetante. A equipa de acolhimento e de ordem paroquial estará na entrada para nos guiar.
  • É obrigatório o uso de máscara, a qual só deverá ser retirada no momento da receção da Comunhão Eucarística. A mesma é obrigatória em todas as atividades ou celebrações da Igreja.
  • O acesso dos fiéis às Missas dominicais, às celebrações da Palavra e a outros atos de culto será limitado no número de participantes, de acordo com a dimensão da Igreja e as regras aplicáveis, pelas autoridades competentes, a todos os eventos em espaços fechados.
  • Os leitores e cantores desinfetarão as mãos antes e depois de tocarem no ambão ou nos livros. Não haverá a distribuição do boletim paroquial. Este apenas poderá ser consultado no site da Paróquia, ou enviado através de prévia subscrição da newsletter.
  • A coleta será feita à saída da Igreja pela equipa de acolhimento e de ordem.
  • O gesto de paz, que é facultativo, continua suspenso.
  • Na procissão para a Comunhão, os fiéis devem respeitar o distanciamento aconselhado.
  • O diálogo individual da Comunhão (“Corpo de Cristo” – “Amen”) pronunciar-se-á de forma coletiva depois da resposta “Senhor, eu não sou digno…”, distribuindo-se a Eucaristia em silêncio.
  • Continua a não ser ministrada a comunhão na boca e pelo cálice.
  • Peregrinações, procissões, festas, concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares em grandes grupos, passíveis de forte propagação da epidemia, continuam suspensas até novas orientações.
  • O atendimento paroquial mantém-se nos horários habituais. É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços da Igreja.

Um bem-haja para todos e votos de um bom regresso à celebração da Eucaristia comunitária.

Juntos vamos vencer.