O conceito de Deus está presente em várias religiões. Estas professam a sua fé num Ser Supremo, divergindo entre si nas diferentes opiniões e dogmas. Por exemplo, que tipo de Deus é? E qual é a sua relação com os crentes? Ou seja, qual é o Deus em que se acredita? O islão tem um conceito de Deus diferente dos cristãos. Também a religião tradicional africana tem as suas doutrinas sobre Deus. Para o islão, Alá (Deus) não pode ser trinitário; para as religiões tradicionais africanas existe um ser supremo, mas com muitos intermediários. Na fé católica, acreditamos num Deus uno-trino, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Esta é a razão de ser da festa que neste domingo celebramos. Qual é a imagem que temos do nosso Deus? O que é que significa professar em Deus Trinitário?

Celebramos hoje a festa da Santíssima Trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Quando se pensa na Trindade, surge em mente o aspeto do mistério: são Três e são Um, um só Deus em três Pessoas. Podemos conhecer Deus no Seu Filho e, assim também, conhecer o Pai e o Espírito Santo.

A Palavra de Deus proposta para hoje, particularmente o Evangelho, leva-nos a contemplar não tanto sobre o mistério, mas sobre a realidade de amor: o Pai, o Filho e o Espírito Santo como um, porque é amor e o amor é a força vivificante absoluta. O Espírito Santo é o fruto deste amor recíproco entre o Pai e o Filho.

O Evangelho faz-nos entender que o nosso Deus tem um projeto de amor para nós e revelou isso através do Seu Filho. Para podermos integrar este projeto devemos aceitar o Filho e viver com as Suas palavras. Pela fé acolhemos este amor gratuito e pela entrega exercemos o nosso ministério de amor no mundo. No entanto, cabe-nos usufruir da nossa liberdade para fazermos a melhor escolha diante das opções apresentadas e aí está a vida eterna prometida. Deus entregou o Seu Filho para o bem da Humanidade.

Que o amor do Pai, do filho e do Espírito Santo caminhe connosco e nos ilumine para melhor servirmos o próximo.

Pistas de Reflexão

  • Como tenho sido solidário neste tempo de pandemia?
  • Meditar ao longo da semana este versículo “João 3,16”.

Desejo-vos uma santa semana.
Pe. Andrew Prince

You have Successfully Subscribed!