O Evangelho segundo São Mateus que hoje meditamos indica-nos o ponto de partida e o objetivo da viagem. Eles vieram do Oriente para adorar o Menino recém-nascido. Foram guiados por uma estrela. Nesta estrela vemos representados todos os sinais de Deus para que encontremos o Messias Salvador. Destaca-se a Palavra de Deus, os Sacramentos, uma boa palavra do Sacerdote ou de um amigo, os acontecimentos da vida.
Os Magos não eram judeus como José e Maria. Eles vieram de outras terras distantes (Oriente, Pérsia e Babilónia), e seguiram uma estrela que os levou a encontrar o Salvador do Mundo. Eles representam todos os povos da terra que, desde o paganismo, conheceram o Evangelho.
O relato dos Magos ensina-nos que Jesus nasceu para todas as pessoas sem discriminação e assim os Magos tornam-se para nós imagem de todas as pessoas que se deixam guiar pela luz de Cristo. Diante de Jesus não há mais divisão de raça, língua e cultura: naquele Menino a humanidade encontra a sua unidade. Portanto, isto é a tarefa da Igreja: despertar o desejo de Deus, encorajar a se colocar a caminho, esquecendo os interesses quotidianos, seguindo a voz do Espírito Santo.
Cada cristão é chamado a ser uma estrela para o seu irmão. Um olhar para encontrar Cristo-Luz. Jesus veio para revelar o amor de Deus a todos os povos e para ser a luz de todas as nações. As nossas palavras e atos devem mostrar a luz que em nós existe. Por isso, São Francisco de Assis aconselha-nos: “tome cuidado com a sua vida, talvez ela seja o única evangelho que as pessoas leiam”.
Depois de os Magos terem recebido o aviso em sonho, regressaram à sua terra por outro caminho. Encontrar com Cristo-Luz é sempre uma oportunidade de mudar da vida, de mudar de mentalidade e comportamento. O encontrar Deus no Menino transforma a vida das pessoas. Tudo tem que ser novo. Cristo é a luz que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra.
Os Magos eram homens à procura da fé. Caminharam até Belém e acreditaram no que viram. Eles iniciaram a viagem sem verificar a veracidade do acontecimento. Foram movidos pela fé e pela alegria para encontrarem O recém-nascido.
A Epifania do Senhor convida-nos a sermos estrelas na vida e no caminho da humanidade que vive na escuridão.
Peçamos à Virgem Maria e Mãe de Deus que interceda por nós e nos ajude a acolher a verdadeira luz do mundo, Jesus Cristo.
Pistas de Reflexão
- O que é que posso mudar na minha vida para ser melhor pessoa?
- Que compromisso assumo na minha comunidade paroquial no início deste novo ano?
Votos de um santo ano novo, repleto de entrega e disponibilidade para a missão de Deus.
Pe. Andrew Prince