A imagem do Pastor era muito conhecida entre o povo devido ao trabalho de pastoreio. Quanto à imagem do “pastor”, apresenta-Se Jesus como O Bom Pastor que:
- “chama cada uma das Suas ovelhas pelo nome”, o que denota relacionamento pessoal e proximidade;
- “caminha à frente das ovelhas”, indicando-lhes o caminho a seguir;
- e que veio para que as Suas ovelhas “tenham vida e a tenham em abundância”. Quanto às ovelhas, aquelas que Lhe pertencem, O seguem e escutam a Sua voz, Jesus contrapõe esta imagem à figura do mercenário. Este último trabalha pelos interesses pessoais, ou seja, oferece um serviço para ser pago depois. A sua preocupação para com as ovelhas, de fato, é limitada ou revela pouco interesse.
Jesus, como O Bom Pastor, é igualmente o autor da vida e quem se aproxima da Sua presença terá vida plena, cheia de felicidade, paz e amizade. Ele conhece as ovelhas e estas escutam a Sua voz.
A imagem do Pastor não se aplica apenas àqueles que têm o ministério sagrado, mas a todos os batizados. O bom pastor ouve o rebanho, guia o rebanho e cura o rebanho. Cada irmão é chamado a ser pastor para com o outro no cuidado, na entrega e disponibilidade, no amor, etc. Por isso, a imagem do Pastor evoca a mansidão, ternura, paciência e um despojamento total. Somos convidados a imitar e a seguir o Bom Pastor, a ouvi-Lo e pôr em prática a Sua Palavra.
Que o Bom Pastor enriqueça o nosso esforço para amar e cuidar uns aos outros. Rezemos pelas vocações sacerdotais e missionárias.
Ó Maria, Rainha das Missões, dai-nos muitos e santos missionários!
Pistas de Reflexão
- Será que estou ciente de que sou pastor de um rebanho? E como exerço este ministério como batizado?
Desejo-vos um excelente domingo do Bom Pastor e uma boa semana de vida laboral.
Pe. Andrew Prince, C.S.Sp
