Neste XX domingo do Tempo Comum, por ser o dia 15 de agosto, celebramos a Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria ao céu como dogma e verdade da fé católica. A importância da Assunção da Virgem está relacionada com a Ressurreição de Jesus Cristo e a nossa ressurreição. O facto de que Maria esteja em corpo e alma já glorificada no Céu é a antecipação da nossa própria ressurreição, pois ela é um ser humano como nós.

“A Assunção da Santíssima Virgem constitui uma participação singular na Ressurreição do seu Filho e uma antecipação da Ressurreição dos demais cristãos” como ensina o Catecismo da Igreja Católica (966). A gloriosa Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria ao céu não aconteceu pelo seu próprio poder. Foi puramente a graça de Deus que operou nela. É com base nisso que diferenciamos a Ascensão de Jesus Cristo ao céu (que é por Seu próprio poder divino) e a Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria (que aconteceu pelo poder de Deus).

O Evangelho de hoje relata o belíssimo episódio da Visitação seguido do cântico da Exultação ou Magnificat (oração dos pobres). É um encontro entre duas mães, Maria e Isabel, e dois filhos, Jesus, O Messias e João, o Percursor. Destaca-se que Maria levantou-se e, com pressa, foi até à região montanhosa, a uma cidade de Judá. Maria canta o louvor e a fé pela realização das promessas messiânicas.

Meditando a vida e a espiritualidade da Santíssima Virgem Maria, temos várias pistas para a nossa espiritualidade. Destacamos, nesta reflexão, as seguintes:

  • 1. HUMILDADE: Faça-se em mim segundo as Tuas palavras. (Lucas 1:38). Através do Magnificat sabemos que Deus dá maior preferência aos humildes e simples de coração.
  • 2. VIDA DE FÉ: Ela acreditou na promessa feita por Deus. (Lucas 1: 45).
  • 3. VIDA DE ESPERANÇA: Ela manteve a promessa de Deus com ardente esperança (Lucas 1: 55) e confiança na Palavra de Deus.
  • 4. AMOR A DEUS E AOS OUTROS: Sua visita a Isabel e a assistência nas bodas de Caná da Galileia. (Lucas 1: 39; João 2: 3).
  • 5. MULHER DE POUCAS PALAVRAS, MAS DE PROFUNDA REFLEXÃO: Ela expressou-se verbalmente poucas vezes (apenas em 4 momentos). Mas guardou tudo no seu coração (Lucas 2: 19).

Somos convidados a celebrar a Assunção da Virgem Maria contemplando as suas virtudes e pedindo ao Senhor a força e a coragem de poder imitá-la para a nossa própria santidade.

Pista de Reflexão

  • Durante esta semana, procure o tempo necessário e medite numa das frases do Magnificat.

Tenham um dia abençoado.
Pe. Andrew Prince