O Evangelho deste domingo XVII do Tempo Comum convida-nos a meditar sobre a oração cristã. A oração constitui um dos elementos essenciais da vida cristã e do seguimento de Cristo. Como rezar? Qual deve ser a nossa disposição para com a oração? Qual é a frequência com que devemos rezar?

O Evangelho enfatiza três modos da nossa oração cristã: a intimidade através da oração do Pai Nosso; a constância e a eficácia da oração cristã.

A oração do Pai Nosso é um ato de intimidade em que os filhos se dirigem ao Pai para comunicar algo muito pessoal e pedir a Sua ajuda para o quotidiano. Esta oração acolhe e expressa também as necessidades humanas, materiais e espirituais. Nela reconhecemos Deus que é Pai de todos, buscamos a santidade para nos podermos unir a Ele, pedimos o nosso sustento diário, o perdão dos nossos pecados e uma libertação do mal e da tentação. Rezar é orientar a nossa vida para Deus a quem chamamos de nosso Pai.

A nossa oração deve ser insistente e constante. Jesus ilustra esta temática com o exemplo de um amigo necessitado (parábola do amigo importuno) que vai ter com outro no meio da noite para pedir assistência. Ensina-nos que devemos rezar todos os dias e não só nas dificuldades da vida ou nas alegrias.
Se Deus é o nosso Pai e se rezarmos com intimidade, então temos que acreditar na eficácia da oração. Deus dará aos Seus filhos o melhor e não simplesmente o que Lhe pedem. Por isso, nem sempre a resposta de Deus corresponderá às nossas expetativas e anseios. O nosso papel fundamental está em usufruir os verbos utilizados neste Evangelho: pedir, bater, procurar e encontrar.

A bondade e a misericórdia são têm limite. Não tenhamos vergonha em nos dirigirmos a Deus. Devemos cultivar a confiança e a paixão para a oração. Em suma, a Palavra de Deus de hoje ensina-nos a importância que devemos reservar à oração na nossa vida e sobre como devemos orar. A oração é a força para a perseverança nos caminhos da fé, ela abre as portas do céu para as graças de Deus.

É muito bonito abrir o coração e falar com O Pai. Segundo os escritos de Santa Teresinha do Menino Jesus, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria.

Que sejamos homens e mulheres de oração e que possamos colocar a oração no centro da nossa família e da nossa vida.

Pista de Reflexão:

  • Como avalio a minha vida de oração?

A todos os meus votos de um bom domingo e de uma boa semana repleta de paz e alegria.
Pe. Andrew Prince Fofie-Nimoh