Neste IV domingo do Advento, o Evangelho narra como sucedeu o Nascimento de Jesus, colocando-nos no contexto da reação e atitude de José, o Pai adotivo de Jesus. Como São José reage mediante este anúncio chocante? Se José tivesse de encarar a situação aos olhos humanos a sua reação seria outra, como nos relata o Evangelista. Mas ele deixou-se conduzir pelo projeto de Deus. É verdade que muitas vezes os desafios da sociedade, os medos, as limitações e fragilidades habitam o nosso coração e nos conduzem a decisões humanas que nos afastam do projeto de Deus. Por isso, a narrativa do anúncio a São José carrega em si mesmo um ensinamento profundo: O mistério de um homem chamado José. Temos de aprender a contemplar a figura de São José que procurou colaborar no sonho de Deus. Se por um lado José entra na História da Salvação ao lado de Maria no Nascimento de Jesus, por outro, é símbolo de todo o fiel que acredita. É um homem que não gerou na carne, mas gerou na fé para a salvação.
Nesta narrativa, São Mateus destaca o papel fundamental e central desempenhado por José e Maria. São José é apresentado como homem justo (Mt 1, 19), fiel à lei de Deus e disponível para cumprir a vontade de Deus. Por isso, quando despertou do sono fez como o Anjo do Senhor lhe indicou. Logo abandonou o seu pensamento de repudiar Maria, tomou-a e cuidou dela. Em São José encontramos um homem sempre pronto para escutar a voz do Senhor e a acolher no íntimo do seu coração. Também aparece a figura da Maria, a serva fiel do Senhor que cumpre o plano salvador de Deus. Ela é a verdadeira arca da aliança de cujo seio virginal o verbo se faz carne.
Além disso, este IV domingo do Advento o Evangelho convida-nos a acolher o Emanuel, Deus connosco, na nossa vida e fazer Dele o fio condutor que dirige a nossa existência na Terra. A missão do Emanuel será salvar o povo dos seus pecados e o nome de Jesus mostra-nos o cumprimento das promessas de Deus a Israel nas Escrituras.
Por fim, a experiência de São José convida-nos a refletir sobre vários momentos da nossa vida em que acontecem situações incompreensíveis, que nos ultrapassam, que parecem não ter portas de saída. É necessário nestes momentos fazer silêncio, escutar e rezar como fez São José e, certamente, o Senhor nos indicará o caminho a seguir. A fé consiste em escutar a Palavra de Deus e entregar-se a esta Palavra com total disponibilidade de mente e de coração.
Pistas de Reflexão
- Como São José, o que é que eu faço na minha comunidade paroquial para realizar em conjunto o sonho de Deus? (de salvar a Humanidade).
- O nome Emanuel significa Deus Connosco. Como vivo o meu dia a dia para acolher e sentir a presença do Emanuel na minha vida?
- Que avaliação faço da minha vida neste tempo de Advento?
A todos, desejo um bom domingo e uma ótima semana de Advento.
Pe. Andrew Prince Fofie-Nimoh