É Natal porque nasceu Jesus, o Salvador da Humanidade. Alegremo-nos porque a luz eterna chegou ao Mundo. Neste domingo de Natal, o Evangelho convida-nos a contemplar a narração de São João sobre a presença eterna do Verbo no seio do Pai: O verbo se fez carne e habitou entre nós. Jesus enviado pelo Pai, fonte de vida, luz do Mundo, cheio de graça e de verdade, unigénito no qual se revela a glória do Pai. Ele é o Filho eterno do Pai, luz gerada da luz, Deus verdadeiro gerado eternamente do Deus verdadeiro, para salvar o Mundo com a Sua vinda. Celebramos o grande mistério de um Deus que, por amor, se fez Homem para que o Homem se possa tornar Deus, como afirma Santo Agostinho.

O tema da luz/vida é um dos temas centrais do Evangelho segundo São João e contrapõe o tema das trevas. Acolher a Palavra é viver na luz e ter vida, mas recusar o acolhimento da Palavra é escolher as trevas sobre a luz. O caminho do Verbo ilumina a vida dos Homens e conduz-nos à paz e à felicidade sem fim, enquanto as trevas levam o Homem ao desanimo e ao sofrimento. Por isso, Ele veio habitar em nós, isto é, ergueu a Sua tenda no meio de nós para que esta luz nos transmita a vida.

A presença do Verbo no meio de nós deixa-nos com exemplos e sinais concretos para a nossa sociedade. Um dos primeiros gestos tem a ver com a palavra “pequenez”. Jesus mostra-nos que a vida é feita de serviço, humildade e ternura. A encarnação do Filho de Deus é a revelação da presença real, amorosa e terna, vivificante e eterna do Pai entre homens e mulheres, pequenos e humildes.

Além disso, o prólogo ensina-nos que quem recebe o Verbo, recebe igualmente uma nova dignidade e condição, isto é ser filho de Deus. Esta filiação concede-nos uma participação na vida divina de Cristo. É digno de nota que se Deus assumiu a carne humana significa que é através dela que havemos de encontrar o caminho da salvação. Portanto, o Natal é a afirmação da bondade e da dignidade da vida, a demonstração de que a fé cristã, desde a sua raiz, é uma fé incarnada.

Que Deus nos conceda a alegria e o entusiamo para acolhermos esta luz que está no meio de nós a fim de modelar a nossa vida segundo os preceitos do Verbo Encarnado.

• Como acolho o Deus-Menino na minha vida?
  • Qual é a palavra que a Solenidade de Natal me transmite este ano?

Desejo-vos um santo e feliz Natal. Que o Nascimento de Jesus aqueça os nossos corações com o fogo do amor e da paz para que vivamos em harmonia e amizade. Um Natal repleto de saúde, compromisso e alegria para vós.

Pe. Andrew Prince Fofie-Nimoh