Hoje é o primeiro dia do ano civil e celebramos a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, sendo também o Dia Mundial da Paz. Este ano o tema escolhido pelo Papa Francisco é “Ninguém pode salvar-se sozinho. Juntos, recomecemos a partir do covid-19 para traçar sendas de paz”. O Papa Francisco convida-nos a tirar lições das nossas experiências durante a pandemia para promover a paz nas nossas sociedades. Assim, o Santo Padre lança-nos muitos desafios à reflexão: O que é que aprendemos com esta situação de pandemia? Quais são os novos caminhos que deveremos empreender para romper com as correntes dos nossos velhos hábitos, estar mais bem preparados, ousar a novidade? Que sinais de vida e esperança podemos fomentar para avançar e procurar tornar melhor o nosso mundo? Peçamos a Santa Maria, Rainha da Paz, que interceda por nós e pelo fim da guerra. Para construir a paz, temos de seguir o caminho da não-violência.

O Evangelho contemplado neste domingo relata a experiência feita pelos pastores junto da Sagrada Família em Belém. Depois de terem recebido o anúncio do Nascimento do Salvador, eles foram a Belém e encontraram José, Maria e o Menino que estava deitado na manjedoura. Ao iniciarmos o Ano Novo, a Igreja convida-nos a honrar a Mãe de Deus. Assim como a vida humana começa no ventre de nossas mães, também comecemos mais um ano com a Mãe de toda a Humanidade, a Virgem Santa Maria. No Evangelho, diante do assombro, alegria e maravilhas que aconteceram com o Nascimento de Jesus, sobressai uma atitude profunda de Maria, isto é, ela guardava e meditava todos os acontecimentos no seu coração. Gostaria de salientar esta atitude na Mãe de Deus. É a primeira atitude de quem se encontra com o menino recém-nascido. Contemplar esta beleza e as maravilhas que Deus concedeu à Humanidade. Devemos acolher a Palavra de Deus como fonte da vida e da paz. Maria guardou a Palavra no seu ventre. Maria, é a mulher do silêncio, da contemplação e da admiração e, no seu coração, tudo organizava com amor e confiava tudo a Deus.

Que possamos irradiar a paz, o amor e a alegria com o Nascimento de Jesus. Sejamos verdadeiras testemunhas e anunciadores da mensagem natalícia: Nasceu para nós o Salva-dor do Mundo. Vivamos como os pastores, louvando e agradecendo a Deus por tudo o que vemos e temos.

Pistas de Reflexão

  • Será que sei olhar com o coração? (meditar profundamente nos acontecimentos maravilhosos de Deus)
  • De que maneira posso promover a paz na minha sociedade? Pense em vários instrumentos/atitudes para promover a paz e avalie se vive isso.
  • Será que corro com pressa para assumir compromissos na paróquia ou procuro dar desculpas? (atitude dos Pastores)

Votos de um bom e fecundo ano de 2023 para todos e que Deus nos abençoe para a concretização dos nossos sonhos.
Pe. Andrew Prince Fofie-Nimoh

You have Successfully Subscribed!