Celebramos hoje a Solenidade da Epifania do Senhor. A palavra epifania significa manifestação ou revelação. Esta solenidade está ligada à visita feita pelos Reis Magos, oriundos do Oriente, a Belém para prestarem homenagem e adorarem O Menino recém-nascido. O testemunho dado pelos Magos mostra-nos que o Salvador veio ao mundo para salvar toda a Humanidade, isto é, realça o sentido do universalismo da salvação. Assim, a Solenidade da Epifania tem, para nós, uma mensagem importante: “os gentios agora compartilham a mesma herança, são parte do mesmo corpo, e com a mesma promessa que lhes foi feita, em Jesus Cristo, através do Evangelho” (Ef 9:3-2, 3-5). A Epifania também manifesta o mistério da Igreja e a sua dimensão missionária. A Igreja é chamada a fazer resplandecer no mundo a Luz de Cristo, refletindo-a em si mesma como a lua reflete a luz do sol.

Os presentes que ofereceram ao Menino Jesus têm um significado importante. Segundo São Beda, Belchior deu ouro ao Menino Jesus, reconhecimento da realeza; Gaspar ofereceu-Lhe incenso, reconhecimento da divindade; Baltasar ofereceu mirra, reconhecimento da Humanidade e símbolo do sofrimento, era usada para embalsamar corpos. Simboliza o Cordeiro a ser imolado para tirar o pecado do mundo.

A primeira coisa que dizem é que aquela longa viagem foi feita porque viram a sua estrela, e que ela lhes indicou um caminho e uma meta: ir ao país dos judeus para adorar o Messias Rei. A estrela-guia conduziu a Belém de Judá homens de diversas raças que habitam esta Terra, apontando para a fonte da fraternidade e da superação de todos os preconceitos, o próprio Deus feito Homem. Os cristãos de todo o tempo são convidados a ser estrelas no caminho dos outros irmãos. O nosso testemunho é guiar e conduzir outros ao encontro de Cristo e a nossa vida também deve cheirar ao perfume do bom aroma de Cristo. A estrela pode ser vista também como a Palavra de Deus que interpela o coração do homem. O Papa Francisco afirma que “A estrela que é capaz de guiar cada homem a Jesus é a Palavra de Deus, Palavra que está na Bíblia, nos Evangelhos. A Palavra de Deus é luz que orienta o nosso caminho, nutre a nossa fé e a regenera. É a Palavra de Deus que renova continuamente os nossos corações e as nossas comunidades”. Deve estar sempre aberto à estrela que pode mudar o nosso caminho e a nossa vida.

Para o encontro com Cristo, é preciso também pôr-se ao caminho. Temos de estar disponíveis a sujar as mãos e levantarmo-nos do sofá e caminhar ao encontro dos necessitados.

Além disso, quem encontra Jesus Cristo muda de caminho e segue um outro caminho. Um caminho novo, o caminho de Jesus Cristo que Se apresenta como o Caminho. O encontrar Deus no Menino transforma a vida das pessoas. Já não podem voltar a Herodes. O caminho de Herodes é inveja, ódio, seguranças falsas e próprias, egoísmo, etc., mas o caminho de Cristo é luz, amor, entrega, paz e disponibilidade. Por isso, quem se encontra com Cristo deve decidir abandonar o seu comportamento e atitudes e refletir esta luz de Cristo no mundo.

Que Deus nos ajude a sermos estrelas de Belém para o nosso Mundo.

PISTAS DE REFLEXÃO

• O que é que guia a minha vida enquanto cristão?
  • O que é que devo mudar no meu caminho da vida? E porquê?
  • Qual é o presente que gostaria de dar a Jesus hoje?

Desejo-vos um bom ano, cheio de paz e de alegria. Que haja paz no mundo inteiro.
Pe. Andrew Prince Fofie-Nimoh.