A alegria pode ser considerada como o maior bem ou um bem precioso que atrai muita procura. A vida do homem sobre a terra é uma luta constante para alcançar a alegria para si e para os seus e todo o esforço é orientado para este fim. É certo que estão abertos muitos caminhos, mas qual é o verdadeiro caminho para encontrar ou alcançar a verdadeira alegria?

Neste domingo, iniciamos a contemplação sobre o discurso de Jesus na montanha, o chamado Sermão da Montanha. O Evangelho de hoje lança-nos o primeiro destes discursos: As bem-aventuranças. Jesus sobe à Montanha para apresentar um projeto de vida feliz. Como alcançar a verdadeira felicidade no meio deste mundo que, muitas vezes, prega uma felicidade efémera?

No início da constituição do novo povo de Deus, Jesus procura apresentar um projeto/ensinamento de vida que irá guiar os passos de quem escolhe o caminho de discípulo. Duas cenas são dignas de salientar no início do Evangelho: Jesus subiu ao monte e depois sentouSe. A subida ao monte recorda a entrega da Lei no Monte Sinai. A lei que muitas vezes encontrou a infidelidade e incumprimento da parte do povo. Agora Jesus, como novo Moisés, apresenta uma nova forma de viver para a multidão. Depois, Jesus sentou-Se para ensinar a multidão. É a posição habitual de um rabino (mestre) da lei para ensinar o seu povo.

Em que consistem as Bem-Aventuranças? O motivo das bem-aventuranças não é a situação atual, mas a nova condição que os bem-aventurados recebem como dom de Deus: “porque desses é o reino dos céus”, “porque serão consolados”, “porque possuirão a terra”, etc., mas também apontam uma luz para a situação atual. Por isso, as bem-aventuranças são dos pobres, dos humildes, dos aflitos, dos que têm fome e sede de justiça, de quem vive a misericórdia, dos puros de coração, daquele que promovem a paz e dos que são perseguidos por causa da Boa Nova. É uma mensagem dirigida para todos os homens, cristãos e não cristãos. As bem-aventuranças comunicam-nos como devemos viver a nossa vida à luz do Evangelho em relação aos nossos irmãos. Além disso, fortaleçam os cristãos na sua caminhada na terra e no exercício do seu ministério.

As bem-aventuranças são uma chamada de atenção para cuidar dos irmãos necessitados, a confiar plenamente em Deus e a lutar para a construção de um mundo melhor, justo e mais fraterno.

Que a luta pela verdade, pela alegria, pela paz, pela concórdia e amizade seja o caminho mais procurado no mundo e que todos os homens se empenhem neste projeto ideal sonhado por Jesus Cristo. Deus conceda a todos um coração puro e dócil para conformarmos a nossa vida à vida de Cristo.

Pistas de Reflexão

• Como vivo as bem-aventuranças no meu quotidiano?
  • Será que sou próximo dos irmãos pobres e necessitados?
  • Como é que a minha comunidade paroquial abre as suas portas para consolar os que andam angustiados na vida e choram?

A todos desejo muitas felicidades e uma boa semana recheada de paz e alegria.
Pe. Andrew Prince Fofie-Nimoh